Suco de pera pode evitar ressaca, afirmam cientistas!

Cientistas australianos da CSIRO (Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial), um órgão nacional para pesquisa científica na Austrália, afirmam que beber o suco ou comer pera pode acabar uma ressaca de uma noite de bebedeiras e até diminuir os níveis de álcool na circulação sanguínea! A pesquisa foi realizada pela CSIRO e teve como objeto de estudo a pera Nashi também conhecida como pera japonesa ou asiática. Eles afirmam que essa pera possui propriedades específicas capazes de metabolizar o álcool mais rapidamente e assim evitar os efeitos e consequências de uma ressaca, ainda proporcionando um aumento na concentração e reduzindo a perda de memória, sintoma comum no consumo excessivo do álcool.

O estudo foi realizado com um grupo coreano e apenas com essa espécie de pera e os seus resultados foram bastante significativos em relação ao grupo de pessoas que apenas tomaram um placebo (sem nenhuma propriedade). O grupo de cientistas obteve bastante êxito com a pesquisa que querem agora investigar outras espécies de peras para tentar evidenciar as propriedades e descobrir se outras espécies como a pera ocidental podem atingir os mesmos resultados.

A Dra. Manny Noakes, chefe de pesquisas da CSIRO, informou que as peras asiáticas possuem propriedades ainda desconhecidas que ajudou a metabolizar o álcool na circulação sanguínea e, além disso, conseguiu reduzir drasticamente os efeitos da ressaca, inclusive a sensibilidade à luz e som, ou seja, diminuindo aquelas dores de cabeça terríveis após uma noite de muito álcool.

344204-ressaca-620-20110223

A pesquisa deixou claro que não houve nenhuma evidência de que o consumo de pera ou tomar o suco após a ingestão de bebidas alcoólicas poderia evitar uma ressaca, o estudo afirmou que os efeitos alcançados foram obtidos apenas com o consumo antes da bebedeira e, claro, a melhor forma de evitar a ressaca é não beber, obviamente. O estudo finalizou com uma escala de gravidade geral de uma ressaca e instituíram 14 itens que foram observados para constatar quais os benefícios a pera asiática conseguia melhorar. O item que teve melhor resultado significativo foi de “dificuldade de concentração”, esse item obteve melhor resultado em comparação aqueles que tomaram o placebo.

Além disso, o estudo conseguiu determinar que é necessário beber em torno de 220 ml do suco da pera para alcançar os efeitos mencionados antes da ingestão de bebidas alcoólicas!

Fontes: standardpeople.csiro   Imagens: Reprodução/pimentanoteuerefresco/mundodastribos