Será? Cientistas anunciam a cura para o HIV nos próximos meses

2674

Cientistas da Dinamarca revelaram que estão esperando, dentro de alguns meses, resultados de um experimento realizado por eles, e que, se der certo, pode ajudar a criar uma forma de cura para o vírus HIV, que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e que possa ser acessível e distribuída pelo mundo.

Esse tipo de pesquisa envolve ensaios clínicos que estão testando uma nova estratégia em que o vírus é despojado do DNA humano e se multiplica e será destruído pelo sistema imunológico. Essa nova abordagem de pesquisa envolve a liberação do vírus que está no DNA das células, fazendo com que ele vá para a superfície das células. Uma vez que esteja exposto, o vírus poderá ser alvo do sistema imunológico. A partir disso, os cientistas poderiam criar uma vacina contra o vírus.

Apesar dos estudos serem promissores e teste in vitro já estarem sendo realizados, é preciso que cada indivíduo reconheça o vírus e que o sistema imunológico consiga eliminá-lo. Isso varia em cada indivíduo pois depende da força e sensibilidade do seu sistema imune.

aids

Atualmente quinze pacientes estão participando dos ensaios na Dinamarca e, se eles forem considerados curados do HIV, o tratamento começará a ser testado em outros pacientes em uma escala maior. Essa equipe dinamarquesa de pesquisadores está entre grupo mais avançado para a cura do HIV no mundo.

Apesar dessas inovações, os cientistas ressaltaram que a cura não é o mesmo que a prevenção. O comportamento e educação dos jovens devem ser sempre importantes para a prevenção da disseminação do vírus e da luta contra o HIV. Encontrar a cura fará com que o paciente se liberte das medicações e coquetéis utilizados atualmente, mas a vigilância contra o vírus deve ser sempre realizada.

Fonte: extra.globo   Imagens:  Reprodução/dnadabalada/ revistaladoa