Pulseira detecta ataques epiléticos e avisa família e amigos!

3041

Com o avanço da tecnologia no mundo não faltam dispositivos eletrônicos e digitais que nos auxiliam para todas as nossas atividades diárias, desde smartphones e aplicativos que nos fazem viver melhor até ferramentas de trabalho que nos ajudam a controlar e administrar empresas, ou seja, vivemos no mundo cheio de tecnologias a nosso favor e isso é muito importante para uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente na ajuda de milhões de pessoas. É nesse contexto que cientistas americanos desenvolveram uma pulseira capaz de detectar ataques epiléticos e ainda avisar sua família sobre o ocorrido!

É isso mesmo… Foi criada recentemente uma pulseira inovadora capaz de detectar ataques epiléticos, como também medir o nível de estresse e movimentação do seu corpo além do normal como forma de evitar problemas de saúde por causa da correria do dia a dia. A pulseira se chama Embrace e foi criada e desenvolvida pela Empatica, uma empresa especializada com o desenvolvimento de dispositivos portáteis com sensores que permitem melhoria na qualidade de vida com uma equipe formada por engenheiros, especialistas em sistemas da informação, biomédicos e desenvolvedores de softwares.

A pulseira é simples e prática e ainda apresenta um design moderno e tecnológico que pode ser utilizado durante todo o dia. Sua função é medir o seu nível de estresse, movimentos, perturbações do sono, mas principalmente detectar ataques de epilepsia e ainda avisar a família, médicos e amigos sobre o ocorrido para que rapidamente seja socorrido. O dispositivo funciona como um sensor de atividade elétrica da pele, ou seja, é através da pele que sinais elétricos são transmitidos para a pulseira que avisa o quanto de estresse ou perturbações o indivíduo está sentindo… Quando o sensor é ativado ele fornece um alerta ao usuário com uma vibração para informar se houve mesmo algum tipo de estresse ou se foi um sinal falso, caso o usuário não informe ao mesmo o dispositivo dispara um alerta para a família, médico e amigos sobre o ocorrido!

empatica-embrace-apps

A pulseira trabalha com transmissão de dados e pode ser acoplada para qualquer smartphone e computador, seus dados podem ser analisados e verificados em tempo real através de aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento. O presidente da Fundação da Epilepsia, Warren Lammert, afirma que a pulseira pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes no uso e controle de novos medicamentos e avaliar em tempo real suas crises epiléticas. O professor, Daniel Lowenstein, e diretor do Centro de Epilepsia da Universidade da Califórnia, afirma que o dispositivo é bastante sensível e que consegue monitorar diferentes tipos de convulsões e será valiosa a sua utilização porque é capaz de evitar o aumento dos níveis de estresse e avisar ao portador da doença que ele precisa ficar calmo e tranquilo para tentar evitar um ataque epilético, além disso, o aviso rápido a família pode ajudar no socorro imediato do paciente e evitar agravação do problema e melhoria na qualidade de vida! A pulseira já foi lançada e pode ser comprada facilmente pelo site: https://store.empatica.com/?variant=12579831491 custa apenas U$ 199,00 (dólares) e apresenta vários modelos e cores!

Fontes: empatica/ technologyreview/ store.empatica      Imagens: Reprodução/techassimilate/