Médicos revelam qual a melhor hora para fazer cocô e ensinam você a se programar

Nem todo mundo recebe o “chamado da natureza” para liberar seus dejetos como um reloginho. Ou seja, a maioria das pessoas não tem hora certa para fazer seu cocô e isso faz com a vontade venha nos lugares inesperados. A boa notícia é que os médicos dizem que não fazer cocô todos os dias e sempre na mesma hora não é sinal de falta de saúde, mas existe um horário do dia em que seu corpo está preparadíssimo para a evacuação e o melhor que você tem que fazer é aproveitá-lo.

Alguns especialistas dizem que o habitual é que o primeiro grande estímulo para fazer cocô ocorra depois do café da manhã. “Isso ocorre graças ao reflexo gastrocólico, que é o estímulo evacuatório gerado após a primeira refeição do dia, depois de uma boa noite de sono, momento em que todo metabolismo desacelera”, disse o coloproctologista Alexandre Fonoff. O médico conta que o mecanismo é desencadeado pelo estiramento do estômago pelos alimentos que faz com que o intestino delgado gere, por reflexo, ondas de contração que empurram as fezes acumuladas em direção ao reto. A evacuação, por fim, acontece depois que a distensão do reto manda uma mensagem ao cérebro para relaxar do esfíncter interno do ânus. Quando isso acontece, chegou a hora.

Por que fazer cocô de manhã é o melhor horário?

A primeira razão é que neste momento, você está geralmente em casa na privacidade do seu banheiro e pode fazer o seu cocô relaxado. Além disso, em casa você poderá fazer higiene seja mais adequada, feita com água e sabonete, o que ajudará na eliminação de  resíduos de fezes e papel higiênico.

Em segundo, evacuar de manhã irá esvaziar o conteúdo intestinal e te dará mais conforto e menor distensão abdominal. Isso irá te ajudar a realizar as atividades do dia a dia com mais disposição. Sem contar que, provavelmente, você não receberá o “chamado da natureza” durante o dia.

Como programar o relógio biológico para fazer cocô de manhã?

Você precisará ter o hábito de acordar pelo menos 30 minutos antes do horário, pois a correria e a tensão não irão promover o relaxamento necessário para evacuar. O café da manhã deve ser também ingerido com calma para dar tempo suficiente para que haja esse desencadeamento. Mastigue bastante os alimentos e invista em opções ricas em fibras e nutrientes. Além disso, a mastigação instigará o seu intestino a se preparar para empurrar o conteúdo.

Fonte: bolsademulher  Imagens: Reprodução/bolsademulher