Estudar em pé melhora o desempenho dos alunos, diz pesquisador americano

1594

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que estudantes de ensino médio demonstraram melhora no funcionamento cognitivo depois de meio ano ficando de pé e utilizando mesas mais altas, ao invés de usar apenas mesas convencionais durante as aulas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 34 estudantes do ensino médio para avaliar as suas funções executivas através de uma série de testes computadorizados em dois pontos durante o ano letivo. As funções executivas são os tipos de funções cognitivas que usamos para analisar as tarefas, e estão diretamente relacionadas com habilidades, como a capacidade de memorizar e compreender fatos, organizar os pensamentos e resolver problemas.

As funções executivas são amplamente realizadas pelas regiões frontais do cérebro. Assim, os pesquisadores analisaram os alunos através de exames cerebrais específicos e os resultados mostraram que a utilização de mesas mais altas em posição de pé foi associada com melhoras significativas na função executiva e capacidades de memória de trabalho. Além disso, imagens do cérebro revelaram ativação do lobo frontal esquerdo.

estudar-de-pe

Apesar dos resultados significativos, há uma série de pendências desse estudo, como o número reduzido de voluntários e a ausência de um grupo controle para comprar com os resultados da pesquisa. Outros estudos em andamento podem ser capazes de colaborar para melhorar o desempenho escolar dos alunos.

Fonte: sciencealert   Imagens: Reprodução/ globo-newstiabeth