Essa foto é real? Cachorros usam aparelhos ortodônticos?

“Vi no Facebook cachorros usando aparelho de dente. Queria saber se é verdade ou é fake.” (Luciana)

Luciana, pode ser verdade sim, pois existem aparelhos ortodônticos para cães e gatos e são muito parecidos com os aparelhos usados por seres humanos. Muitas vezes, o animalzinho de estimação apresenta alterações ortodônticas que vão de um leve desvio dentário até dentes bem fora de lugar que levam a traumas e feridas na gengiva, língua, céu da boca e lábios.

Muitos cães apresentam problemas de oclusão errada associadas ou não a deformidades ósseas do crânio e sua relação com a mandíbula. Estes problemas cresceram muito devido a uma falta de um supervisionamento dos cruzamentos, o que levou com que hoje existam raças que tenham uma oclusão errada, mas que dentro do padrão da raça são considerados normais, um exemplo é o Bulldog.

O tratamento ortodôntico para animais existe já há mais de 15 anos no Brasil, apesar de ser pouco utilizado pela falta de profissionais, por ser um pouco invasivo e por alguns animais não aceitarem o aparelho muito bem. Há casos em que eles são cruciais e a não utilização do aparelho pode impedir o animal de se alimentar ou até mesmo provocar lesões graves dentro da boca do bichinho.

Os aparelhos ortodônticos para animais são muito similares aos usados pelos seres humanos, mas requerem anestesia para instalar, ajustar e remover. Outra diferença é o tempo do tratamento: para seres humanos, são necessários até muitos anos para se ajustar um problema, enquanto para animais apenas alguns meses podem resolver.

post-blog-aparelho-ortodontico-em-caes

Os resultados são muito positivos. O mais difícil é o animal se acostumar àquele corpo estranho em sua boca, o que com certeza vai ocorrer toda vez que algum ajuste tiver que ser feito. Dependendo do caso, esse ajuste pode ser semanal ou quinzenal. Cada ajuste requer uma nova anestesia para que o bichinho fique com a boca aberta e permita o trabalho do ortodontista.

O cuidado indispensável é a escovação diária. A comida pode ficar presa no aparelho e entrar em decomposição, sendo o ambiente perfeito para o alojamento de bactérias e até fungos, além de tornar o bichinho mais suscetível a cáries e formação de tártaro.

Fonte: odontovetwebanimal/ bolsademulher/ .e-farsas   Imagens: Reprodução/ facebook/odontovet/