Comportamento

Se você costuma dormir de bruços, pare agora! Essa é a pior posição possível: entenda porque

Dormir de bruços pode ser uma delícia, mas é a pior posição para a saúde, porque força a região lombar e a região cervical. Além disso, o pescoço fica totalmente tracionado e rotacionado, o que causa um desgaste e uma tensão nos nervos e músculos. Isso pode causar torcicolo, dor de cabeça e em longo prazo redução na amplitude do movimento do pescoço. Para aqueles que não conseguem dormir em outra posição, o quiropraxista Jason Gilbert aconselha que a pessoa não utilize o travesseiro para diminuir os impactos.

Muitos das pessoas que tem o hábito de dormir de bruços experimentam algum tipo de dor. De acordo com a clínica Mayo, dormir de bruços coloca uma pressão sobre suas costas e espinha. Isso ocorre porque no meio do seu corpo é onde está a maior parte do seu peso. Isto torna difícil manter uma posição neutra da coluna quando você está dormindo. Estresse sobre a coluna vertebral aumenta o estresse sobre o resto da sua estrutura. Além disso, desde a coluna vertebral é um trajeto para os nervos, estresse da coluna vertebral pode causar dor em qualquer lugar em seu corpo. A pessoa também pode experimentar formigamento e dormência, como se partes de você tem “adormecido” (enquanto o resto de você está bem acordado e desconfortável).


A menos que a pessoa de alguma forma descobrisse como respirar através de seu travesseiro, ela precisa virar a cabeça para o lado enquanto dorme de bruços. Isso coloca a cabeça e a coluna fora do alinhamento, torce o pescoço e os problemas podem se tornar evidentes a longo prazo como uma hérnia de disco, por exemplo. Na hérnia de disco as vértebras da coluna vertebral mudaram o suficiente para romper o disco gelatinoso dentro dela. Quando este gel vaza acaba irritando os nervos e trazendo muito desconforto e dor.

 

Qual é a melhor posição para dormir?

A tradicional posição lateral é a mais indicada por profissionais da saúde na hora de dormir. Afinal, é a postura mais semelhante à fisiologia humana que, além de permitir um alinhamento perfeito da coluna, ainda evita rotações, trações e hiperextensões musculares. A posição dos braços também é importante na hora do sono: eles devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro formando um ângulo de 90 graus.

Fonte: bolsademulher/indicedesaude/ mulher

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo