“Covinhas” nos seios é sinal de câncer. Mulher compartilha foto do próprio seio para alertar sobre aparência do câncer de mama

Toda mulher já sabe, ao fazer o autoexame na mama e sentir um caroço, por menor que seja, é preciso procurar o médico o quanto antes. Mas esse não é o único sinal nos seios de que algo está errado. A australiana Kylie Armstrong mostrou uma alteração diferente no seu seio doente, que pouca gente sabe que pode ser causado pela presença de um câncer de mama.

A experiência de Kylie Armstrong:  sinal de câncer de mama

Kylie não percebeu nenhum caroço no autoexame, também não sentia dor alguma. No então sua mama apresentava algumas “covinhas” muito discretas. Foram elas que fizeram com que a australiana fosse visitar o médico e descobrisse que estava com câncer de mama.

Para alertar mais pessoas sobre a possibilidade de uma mudança tão sutil ser sintoma de uma doença grave, Kylie usou sua conta no Facebook e fez o seguinte post:

Capturar

Tradução do site Bolsa de Mulher:

“Por favor, dê uma boa olhada nessa foto. Essas três covinhas muito discretas na base do seio são sinais de câncer de mama. É assim que meu câncer de mama se parece. Eu não senti nenhum caroço. Minha médica não sentiu nenhum caroço. Mas ela me ouviu quando eu disse que meu seio estava diferente do normal, que quando eu levantava meu braço eu conseguia ver três covinhas bem finas na lateral do seio. A médica me mandou fazer mamografia para se certificar de que não era nada. O exame não ficou claro então ela me mandou fazer um ultrassom. O ultrassom achou um câncer profundo, perto do músculo. Essas três covinhas viraram meu mundo, e o mundo dos meus familiares, de ponta cabeça.

[…] Eu estou compartilhando isso porque espero poder alertar as pessoas que o câncer de mama não é sempre um caroço detectável. Vá direto ao seu médico caso sinta qualquer mudança nos seus seios. Isso pode salvar sua vida. Por favor, compartilhe para espalhar o alerta”.

Covinhas na pele do seio pode ser mesmo sinal de câncer de mama?

Os especialistas dizem que  de fato, essa alteração pode estar associada ao câncer de mama. Ela costuma ser chamada de “aspecto de casca de laranja” e trata-se de um tipo específico, o câncer de mama inflamatório, cujas células causam um entupimento dos canais linfáticos da mama.

Os canais linfáticos têm como responsabilidade drenar líquido e toxinas junto com a linfa, mas, por estarem entupidos, eles falham nessa tarefa e acabam deixando a pele com covinhas.

Fonte: bolsademulher/ facebook    Imagens: Reprodução/pembeoje/facebook