Alimentação

Comprovado cientificamente: uma colher de chá de vinagre em um copo d’agua é tudo que você precisa para tratar inflamações no intestino e emagrecer

Comprovado cientificamente: uma colher de chá de vinagre em um copo d’agua é tudo que você precisa para tratar inflamações no intestino e emagrecer
5 (100%) 1 vote

O vinagre de maçã é feito através da fermentação da fruta, que é posteriormente oxidada como os outros tipos de vinagre. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, proporcionando inúmeros benefícios à saúde do ser humano, principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico.

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e liderado pela Universidade de Jilin, em Changchun, China o componente principal, o ácido acético, reduz expressivamente os sintomas de colite ulcerosa, quando testados em ratos. Além disso, uma pesquisa realizada pela nutricionista Carol Johnston, PhD, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, constatou que o vinagre de maçã tem o poder emagrecedor. O recomendado é uma colher de chá em um copo de água pela manhã.


Colite ulcerosa

Milhões de pessoas ao redor do mundo tem colite ulcerosa uma doença inflamatória intestinal, onde há resposta imune crônica ou recorrente e inflamação do cólon ou intestino grosso.  A condição provoca úlceras, dor abdominal, diarreia e outros sintomas desconfortáveis.

Para seu estudo, os pesquisadores deram vinagre de maçã a ratos induzidos quimicamente a desenvolver sintomas de colite ulcerativa, colocando pequenas quantidades na água potável dos animais. Os resultados mostraram que ambas as substâncias reduziram significativamente os sintomas de colite ulcerativa nos roedores. Além disso, a partir do exame das fezes dos animais, os pesquisadores descobriram que os ratos tratados com vinagre por um mês antes de colite tinham níveis mais elevados de bactérias benéficas ao intestino, tais como Lactobacillus e Bifidobacteria.

Vinagre pode “derreter” gordura

A descoberta foi casual. A nutricionista Carol Johnston, da Universidade do Estado do Arizona, avaliava os resultados de um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do LDL, o colesterol ruim. Mas, para sua surpresa, o condimento se mostrou emagrecedor.

Ela dividiu 30 voluntários em dois grupos: um deles ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar, enquanto o outro fez o mesmo com o suco de cranberry, uma frutinha nativa dos Estados Unidos parecida com a cereja. Ao final de 30 dias, nem o vinagre nem o cranberry tiveram qualquer ação sobre o LDL. Em compensação, a turma do vinagre emagreceu, em média, 2 quilos e houve até quem perdesse 5 quilos em um mês.

O ácido acético, o principal componente do vinagre pode interferir com a capacidade do corpo para digerir o amido”, disse Johnston. É a capacidade de bloquear amido que pode ajudar a perder peso. A nutricionista explica: “Se algo interfere na digestão do amido, menos calorias vai parar na corrente sanguínea. Com o tempo, isso pode causar um efeito sutil no peso “.

Fonte: mediday/theadaily/livestrong   Imagens: Reprodução/ empoerrasaudedade

Comentários

Novidades

Topo