Curiosidades

Boa pergunta: De que substâncias são formadas nossas células?

Todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo.  É uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte dessa composição.

Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. É uma macromolécula formada por no mínimo três moléculas de aminoácido. São de extrema importância para o nosso organismo, pois atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio; atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos; agem como catalizadoras de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos; estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo como, por exemplo, leite materno, esperma e muco; proteínas estruturais são responsáveis por dar resistência e elasticidade aos tecidos; atuam na regulação de hormônios. As proteínas encontradas na membrana plasmática atuam como receptoras, emitindo sinais para que a célula possa desempenhar suas funções vitais.


Vitaminas: são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. Funcionam como aditivos– são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C).

Carboidratos/Glicídios/Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos (formado por uma molécula de açúcar), dissacarídeos (duas moléculas de açúcar) e polissacarídeos (diversas moléculas de açúcar). Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.

Ground_glass_hepatocytes_high_mag_2

Células da pele

Lipídios: também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. São insolúveis em água, fornecem energia para as células. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. – Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. Alguns lipídios facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, como os hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.  São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides.

Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.

Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. No corpo humano representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.

Fonte: livro Biologia Celular e Molecular 9ª Ed.,
 2012. Junqueira e Carneiro  Imagens: Reprodução/ meghdad/ fanfujiancha

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo