Bebês que vieram ao mundo por parto cesárea podem ter a imunidade reforçada após seu nascimento

Um recém-nascido, quando vem ao mundo de parto normal é encoberto de microrganismos que estavam presentes no canal vaginal materno. Isso é muito bom e extremamente importante, pois as bactérias colaboram para a ampliação da microbiota da criança. Isso ajuda a formar o sistema imune, regula seu peso e tem muitas outras funções. Os bebês nascidos de cesárea podem ter um prejuízo nesse quesito e como consequência, desenvolver asma e várias outras alergias.

Pesquisadores da Universidade de Nova York podem ter descoberto um modo de reverter esse estado.

A nossa hipótese e esperança é que, reestabelecendo esses microrganismos, nós consigamos diminuir o risco dessas doenças“, esclarece o cientista Jose Clemente. Eles realizaram um teste com 18 mães e seus bebês, recém-nascidos. Onze nasceram de parto cesárea e sete nasceram de parto normal. Desses bebês que vieram ao mundo por cesárea, quatro foram esfregados com uma gaze que havia sido encharcada nos fluídos vaginais da mãe.

Parece nojento? Porém, essa ação pode poupar muitas dificuldades no futuro para esses bebês. Os médicos recolheram amostras de microrganismos dos onze bebês durante 30 dias, e os resultados demonstraram que os nascidos de parto normal e os que tinham sido banhados no fluído tinham populações muito parecidas de bactérias intestinais, que podem ter associação com processos anti-inflamatórios. Os bebês nascidos de cesárea não sofreram nenhuma mudança e não tinha uma microbiota parecida.

parto04

Obviamente não são todos os bebês nascidos de cesárea que são menos saudáveis. As bactérias do corpo se ampliam e desenvolvem-se ao longo dos anos e vêm de vários fatores, como alimentares e ambientais. O problema, na verdade, é que os pesquisadores estimam que somente 15% das grávidas precisariam de um parto com intervenção cirúrgica, por questões de saúde. No Brasil, a maioria dos partos-57%-são cesárea.

 Fonte: super.abril          Imagens: Reprodução/answershypeness