Anomalias e doenças

Anestesia causa dano neurológico e transforma paciente em cleptomaníaca

Após um procedimento múltiplo de lipoaspiração, implante de silicone e outras reformas, a paciente de 40 anos passou a se sentir confusa e tinha problemas de memória. Logo os médicos se convenceram de que algo estava errado com ela e a encaminharam para dois diferentes exames de tomografia. Como consequência da aplicação de anestesia, a mulher estava com danos na região do núcleo caudado, relacionado à memória e aprendizado. O acidente foi causado por má oxigenação durante o procedimento.

A mulher parecia recuperada, todos os exames mostravam que tudo estava bem, mas algo impressionante aconteceu. Ela passou a ter pensamentos recorrentes e compulsivos de roubar coisas. Que só se sossegavam quando ela cedia, estendia suas mãos leves e saía com os pertences alheios.


Por causa deste dano neurológico, ela passou por algumas situações constrangedoras e chegou a ser levada para a delegacia quando ela estava comprando um presente para o amigo de sua filha numa loja e sentiu uma vontade irresistível de pegar um item da prateleira – que ela tinha mais que o suficiente para pagar – e enfiar na sua bolsa. Neste episódio ela só foi liberada quando provou que tinha um dano neurológico.

14104776117641

Os estranho caso foi publicado no journal BGM Case Reports, onde médicos comunicam suas histórias mais peculiares. O estudo foi comandado pelo brasileiro Fábio A. Nascimento, da Universidade de Toronto (Canadá), que caiu de estar no Brasil no mesmo dia, acompanhando as tomografias. A cirurgia foi em 2013. O dano não era permanente e a mulher se recuperou da cleptomania temporária.

Fonte: livescience/super.abril    Imagens: Reprodução/ top30kijyomatome

Comentários

Novidades

Topo