A ciência explica: Por que levamos a mão na boca quando ficamos chocados ou assustados?

A lenda diz que quando ficamos chocados levamos logo a mão na boca para evitar que nossas almas saltem para fora do corpo devido ao choque. É lógico que isso não é verdade, mas a ciência tem uma boa explicação para esse comportamento.

Embora você possa não ter percebido a maioria das pessoas levam a mão na boca quando ficam imensamente chocadas. Segundo especialistas, puxar a respiração leva a uma profunda inspiração que fornece uma rápida explosão de oxigênio extra para o cérebro e isso ajuda a lidar com eventos surpreendentes, evitando inclusive que o corpo desabe em um desmaio. Neste momento, é quase involuntário levar a mão na boca, para protege-la e não deixa-la vulnerável.

Psicologicamente, é também uma maneira de esconder as emoções dos outros, evitando assim, mostrarmos que temos medo ou que estamos realmente chocados. Muitos especialistas dizem que este comportamento foi aprendido como uma forma de civilidade em alguns povos, contudo, como muitos outros gestos, esse comportamento é visto em várias culturas diferentes.

Essa reação é dita como tendo alguma base herdada, mas nos tempos modernos, pode muitas vezes ser apenas uma forma de esconder o fato de que você ficou chocado com alguma situação.

mulher_slideshow

Fonte: sciencefocus  Imagens: Reprodução/sciencefocus/ diariodebiologia