Você tem olhos castanhos? Então saiba que você é muito especial!  Entenda porque.

16204

Castanho, azul, verde… essas são algumas das cores dos olhos. Nossa espécie possui um grande polimorfismo, com várias tons de pele, de cor dos olhos e dos cabelos. Tudo isso está relacionado a questões genéticas e evolutivas: essas tonalidades estão ligadas a produção de melanina, e quanto maior a quantidade desse pigmento, mais escuros são os olhos, os cabelos e a pele. Evolutivamente falando, há milhares de anos, em algum momento, indivíduos que se afastaram dos trópicos deixaram de sofrer pressão de fatores ambientais (como a exposição aos raios ultravioletas – UV), e começaram a produzir uma menor quantidade do pigmento, surgindo assim peles, cabelos e olhos de tonalidades claras. Além disso, a produção de melanina está relacionada a genética, mas, ao contrário do que se fala, não é uma característica mendeliana monogênica, ou seja, não é influenciada por um único gene. Atuam também sobre a expressão desses fenótipos diversos fatores ambientais.

Na nossa sociedade, comumente temos um padrão de beleza europeizado, principalmente pelas relações de poder e ideologias deturpadas, nas quais o homem branco, loiro, de olhos azuis, é considerado o modelo de beleza e perfeição. Na história, como apontamos em um texto sobre eugenia (ver link), são comuns os episódios em que exalta-se esse modelo de beleza e inferioriza outros padrões. Mas seria mesmo as pessoas de olhos claros superiores? Já sabemos que pessoas com olhos e pele claras são mais sensíveis a luz e correm mais riscos à exposição aos raios solares. No entanto, para você que acha que seus olhos possuem uma cor comum e que a proteção contra os raios UV é a única vantagem, aqui vai uma novidade: de acordo com a ciência, seus olhos castanhos são especiais!

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas e psicólogos, pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, possuem um espírito mais enérgico e são capazes de se sensibilizar mais facilmente com a dor alheia. Assim, por inspirarem maior confiança, pessoas com olhos castanhos parecem ter mais facilidade em fazer amigos e, portanto, são mais sociáveis. São pessoas apaixonadas pela vida, e que são tão sensíveis, que são capazes de viver a dor do próximo. Essas pessoas são lutadoras e capazes de fazer de tudo por quem amam! Bonito, não é mesmo? As pesquisas indicam também que o formato do rosto influencia, e muito, nessas percepções sobre a personalidade das pessoas. Outra pesquisa ainda indica que pessoas com olhos escuros possuem maior reflexo, mas nada indica quem tem melhor visão ou não.

18216227_vJPzF

Porém, não fiquem tristes, pessoas dos olhos claros, vocês também tem vantagens. Pesquisas preliminares apontam que mulheres brancas de olhos claros parecem tolerar melhor a dor e a angústia do que mulheres de olhos castanhos. A pesquisa, realizada com gestantes, verificou que mulheres de olhos claros possuem menos indícios de ansiedade e depressão pós-parto. E de acordo com as observações, a dor está relacionada, além de fatores como sexo e idade, as características físicas, como a cor dos cabelos e dos olhos.

Pois é, muitos estudos ainda precisam ser realizados para compreender a relação entre as características físicas e as características psicológicas do ser humano. Porém, uma coisa é certa: sejam seus olhos claros ou escuros, você é especial. Toda característica tem suas vantagens e desvantagens, então admire a sua beleza como ela é!

Fontes: d1news/hypescience/elpais/evolucionismo/tudoatualizado/noticias/r7mulheres   Imagens: Reprodução/ vejaabrilconsultoriodeastrologia