Animais

O mundo maravilhoso dos cupins. Conheça as castas e como elas dividem as funções no ninho

Os cupins estão sempre levando a fama de destruidores madeiras e pragas de plantações, porém os cupins, juntamente com os outros insetos desempenham importantes papeis na natureza e são extremamente importantes na equilibro dos ecossistemas.

Eles são divididos em grupos de acordo com os locais onde eles habitam, por exemplo, os cupins denominados xilófagos habitam o interior de troncos de árvores e madeiras (são estes que talvez estejam destruindo seus móveis), o segundo grupo são os arborícolas e como o próprio nome já diz habitam as arvores e a colônia se comunica com o solo através de túneis, e o terceiro é ultimo são os humívoros que habitam o solo e se alimentam de húmus.


Os cupins são encontrados em diversos locais do planeta, e juntamente com as formigas e algumas espécies abelhas recebem o nome de insetos eussociais, isto significa basicamente que eles vivem em colônias, se dividem em castas e o cuidado dos ovos e dos jovens é realizado pelos indivíduos da própria colônia, e uma característica marcante nos cupins é justamente as diferenças existentes entre as suas castas, vamos entender melhor estas diferenças.

Os cupins e as suas castas

Em uma colônia de cupins os indivíduos são diferentes entre si e também iram exercer diferentes funções dentro da colônia, nos cupins estas diferenças entre os indivíduos recebe o nome de casta, que são os operários, soldados e os reprodutores.

A casta dos operários é a mais numerosa na colônia, eles não apresentam estruturas reprodutoras desenvolvidas, não possuem asas e são cegos, a sua função é coletar alimento para a sobrevivência da colônia. Os soldados são facilmente identificados pela presença de mandíbulas fortes e extremamente desenvolvidos na grande maioria das espécies, não possuem assas e são estéreis, a função dos soldados na colônia e de defesa contra predadores, utilizando justamente a sua poderosa mandíbula e algumas espécies podem apresentar uma glândula na cabeça de expele uma substância irritante.

insetos-coloniais-cupins

Por ultimo, mas não menos importantes temos os reprodutores, que apresentam características bem diferentes dos demais, eles podem apresentar assas em determinadas épocas do ano, possuem olhos, os órgão reprodutores são bem desenvolvidos, e a sua principal função na colônia é gerar indivíduos para a continuidade populacional, e são esses reprodutores que são conhecidos como aleluias que vão dar origens a novas colônias.

A colônia de cupins realiza o controle da quantidade de indivíduos de cada casta no ninho, que pode variar de acordo com a necessidade, o cupins jovens da colônia recebem estímulos químicos específicos através da alimentação para que se diferenciem na casta mais importante para a colônia no momento.

Fonte: portaleducacao/
 mundobiologia.cpt.com/   Imagens: Reprodução/ smartcatcontrolcienciasnoseculoxxi
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.