Curiosidades

Neandertais e seres humanos tiveram relações sexuais muito antes do que os cientistas acreditavam

Homo neanderthalensis ou Neandertais é uma espécie extinta, fóssil, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, desde cerca de 350 000 anos atrás até aproximadamente 29 000 anos atrás tendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, entretanto, consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente). Neandertais compartilham 99,7% de seu DNA com os humanos modernos, mas apresentam diferenças morfológicas muito específicas. O homem de Neandertal, tinha cérebro grande, mandíbula poderosa e grandes dentes, rosto projetado para frente e destacada borda de testa acima do nariz largo e achatado.

Como estas duas espécies conviveram durante um tempo, é natural que tenham se reproduzido. Um estudo recente publicado na revista científica Nature, mostrou que seres humanos modernos tiveram cruzamentos com neandertais muito antes do que se pensava.  Resquícios de uma neandertal fêmea, encontrados em uma caverna remota nas montanhas Altai, na Sibéria (Rússia), foram a fonte das revelações sobre a vida sexual de nossos ancestrais. Uma análise genética revelou presença de porções de DNA humano dentro do genoma da neandertal, indicando um cruzamento de espécies há 100 mil anos e não há cerca de 60 mil anos, como outros estudos mostravam.


cranioss

Creio que qualquer lugar no Sudeste Asiático pode ter sido ter sido o lugar desse cruzamento, já que não sabemos ao certo como neandertais e primeiros humanos modernos poderiam ter estado nas regiões entre a Arábia e a China nesta época“, disse Chris Stringer, chefe de pesquisa em origem humana no Museu de História Natural de Londres.  “No momento simplesmente não sabemos como esses cruzamentos ocorreram. As possibilidades vão de trocas de parceiros relativamente pacíficas a um grupo atacando o outro e roubando fêmeas (o que ocorre com chimpanzés e humanos caçadores-coletores) e adoção de bebês órfãos“, completa.

Genes neandertais desses encontros são encontrados em humanos hoje, e estudos recentes indicam que essas porções de DNA desempenham importante papel em nosso sistema imunológico.

Fonte: theverge/ bbc/theguardian/   Imagens: Reprodução/ bbc

Comentários

Novidades

Topo