Animais

Com ele, não existe tempo ruim para o amor! Tardígrado congelado por 30 anos volta à vida e tem 14 filhotes

Com ele, não existe tempo ruim para o amor! Tardígrado congelado por 30 anos volta à vida e tem 14 filhotes
Esse texto foi útil para você?

Tá vendo esse pedaço de musgo ai? Sabia que nele há um gordinho e resistente animal? Conhecido como tardígrado, ou apenas urso-d’água, esse pequeno necessita sempre estar na água. Quando isso não ocorre, ele se encolhe todo, perde a agua do seu corpo e secreta uma substância (como uma capa de super-herói) que o envolve, e entra em hibernação.

Desse jeito, ele aguenta tudo. Por mais extremo que seja. Frio de rachar. Calor do inferno, qualquer coisa. Ele consegue sobreviver até no vácuo do espaço.


Parece pouco? Em 1983, cientistas japoneses coletaram na Antártica musgo com dois adultos e um ovo da espécie Acuntuncus antarcticus, e os conservaram a uma temperatura de -20°C. Trinta anos e meio depois, esse micro ecossistema foi descongelado.

A surpresa? Logo após a reidratação, os adultos passaram a movimentar as patinhas. Apesar de um deles ter morrido por falta de alimentação, o outro não só voltou a normalidade, como após alguns dias depositou 19 ovos, dos quais nasceram 14 filhotes saudáveis (eles são mesmo indestrutíveis!!!).

tardigrado

O ovo congelado deu origem a um tardígrado perfeitamente saudável, que colocou seus próprios ovos, 15 ao todo, 7 dos quais resultaram em filhotes. Essa é a primeira vez que os ursos d’água demonstram funcionalidade dos órgãos sexuais após descongelamento.

Fonte: hypescience/sciencealert   Imagens: Reprodução/ hypescience/semprequestione

Comentários

Novidades

Topo