Não acredito que você jogava isso fora!!! Veja 10 coisas incríveis para você fazer com o saquinho de gel de sílica

O saquinho de sílica está em várias embalagens de coisas que compramos. Muitos objetos como bolsas, remédios, equipamentos eletrônicos e até sapato novo podem vir com este saquinho que ninguém dá nada por ele. Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.

Como a maioria das pessoas não sabe para que servem os sachês, muitos desses itens acabam indo para a lixeira comum, quando poderiam ter diversas outras funções. A sílica pode ser usada em lugares que necessitem de conservação, como gavetas, guarda-roupas, cofres, etc.

Atenção: Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ela já está com muita umidade, mas existe uma forma de reciclá-lo. Para fazer isso, você deve providenciar luvas resistentes à alta temperatura, uma jarra ou pote de vidro (ou qualquer recipiente que aguente o calor) e uma lâmpada de tungstênio de mais ou menos 150 watts. Em seguida, coloque o gel de sílica no recipiente e insira a lâmpada no mesmo local. Ligue a lâmpada e deixe-a ligada por aproximadamente 3 horas. A umidade irá evaporar, e o seu gel retornará a cor azul. Espere esfriar e use a sílica novamente.

Abaixo, estão outras opções de como reaproveitar os sachês de sílica:

Celular molhado: Os saquinhos de sílica podem ajudar a tirar a umidade do seu aparelho.  Remova a bateria e o chip e deixe por uma noite em um recipiente com várias embalagens do gel. Isso deve retirar a umidade.

Evitar umidade da ração dos animais: É muito comum que a ração dos nossos bichinhos perca a “crocância” depois de aberto. Você pode guardar a ração dos animais em latas ou potes colocando os sachês por cima para evitar que ela murche ou mofe e ainda vai manter super crocante!

Evitar que ferramentas enferrujem: Coloque alguns saquinhos de sílica dentro da caixa de ferramentas, isso vai evitar que as peças enferrujem, mesmo se não forem usadas com frequência.

Malas sem umidade: Quando for viajar, espalhe vários saquinhos de sílica em meio às roupas na mala. A umidade deixada pelo ar condicionado, principalmente no bagageiro dos aviões, vai deixar suas roupas úmidas. Os saquinhos vão evitar que isso aconteça, mantendo suas roupas cheirosas e livres de mofo.

Para-brisas embaçado: Coloque sachês de sílica no painel de seu carro. Em dias de chuva, ele ajuda a manter o para-brisa limpo e claro.

Advogada boliviana constrói 300 casas de garrafa pet para famílias carentes!

Câmera fotográfica: Guarde com sua câmera fotográfica juntos com alguns saquinhos de sílica. Caso a lente esteja molhada, o sachê vai absorver a umidade para evitar que sua lente fique embaçada.

Caixa de joias: Colocar os saquinhos de sílica dentro da caixa de joias e pratarias vai ajudar a evitar manchas e manter tudo brilhando.

Bolsa da academia: Reserve vários sachês de sílica para sua bolsa da academia. O cheiro das roupas com as quais você pratica esporte e do armário da academia pode ficar bem desagradável caso não se tenha cuidado. A sílica vai reduzir a umidade e evitar que seus utensílios fiquem com mal cheiro.

Fotografias: Aquele álbum antigo de fotografias pode ser preservado se você colocar junto com eles alguns saquinhos de sílica. Vai preservar suas fotografias por muito mais tempo.

Sementes: Mantenha sementes livres de umidade até que você esteja pronto para plantá-las. Adicione um pacote de gel de sílica para cada frasco ou saco de sementes.

Fontes: naoacredito/ ecycle      Imagens: banzum/ victoriamendes