Mães que usam paracetamol durante a gestação podem diminuir a fertilidade de suas filhas, diz estudo

Através de testes realizado com ratos, um estudo recente publicado na Scientific Reports que quando uma mãe recebeu paracetamol ou indometacina durante a gravidez, suas filhotes fêmeas tiveram menos óvulos, ovários menores e fetos menores do que aquelas mães que não foram expostas à droga. O paracetamol é um analgésico e antifebril encontrado em muitos medicamentos populares. A indometacina, pertence a mesma classe do ibuprofeno e da aspirina, porém tem seu uso muito mais restrito.

As drogas não afetaram apenas as descendentes fêmeas. Apesar da função reprodutiva ter se recuperado aos níveis normais quando eles se tornaram adultos, os machos apresentaram as células precursoras dos espermatozoides em menor quantidade ao nascerem.

Devido às afinidades entre os sistemas reprodutivos de ratos e humanos, tais achados são de grande importância. Apesar disso, ainda é cedo para relacionar tais resultados com mulheres grávidas. Enquanto isso, os pesquisadores garantem que a melhor coisa que orientar para que as gestantes usem a menor dose possível desses analgésicos.

O estudo mostrou que os analgésicos tomados na gravidez também afetaram as gerações imediatas dos ratos, as netas da mãe que recebeu o analgésico também apresentaram ovários de tamanho menor e função reprodutiva alterada.


Paracetamol_generico

Muita cautela

Os cientistas disseram que enquanto o feto está no útero, alguns analgésicos podem afetar o desenvolvimento das células germinativas, que dão origem aos óvulos e aos espermatozoides. Segundo o estudo, ainda não está claro o mecanismo pelo qual estas substâncias exerceram este efeito. E também ainda não é possível sugerir que outros analgésicos com ação semelhante à indometacina, como a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco, o naproxeno, etc., também causem esses problemas de fertilidade nas descendentes fêmeas.

No entanto, eles alertam que o maior problema deve ser com o paracetamol, pois este medicamento é adquirido sem receita e tem seu uso muito difundido pela propaganda, para tratar os sintomas de gripes e resfriados.

Fonte: farmaco.ufscnature   Imagens: Reprodução/ paracetamol