Estudo diz que é possível enxergar no rosto de uma mulher se ela está ovulando

As mulheres são mais férteis durante a fase folicular no final do seu ciclo menstrual, que começa cerca de uma semana após a menstruação e termina uma semana depois com a ovulação. Neste momento, as mulheres experimentam mudanças sutis em sua psicologia, comportamento e fisiologia. O humor, a libido, a disposição e muitas outras sensações, mas um estudo publicado no jornal científico Biology Letters diz que o rosto também é capaz de indicar em que fase do ciclo reprodutivo você está.

O estudo que envolveu 60 mulheres mostrou que as mulheres são capazes de reconhecer quando outras mulheres estão ovulando simplesmente olhando para seus rostos. O teste mostrou fotos de outras mulheres de dois tipos: uma foto foi tirada no período mais fértil e outro na fase menos fértil do ciclo menstrual. Ambos comprovados através de níveis hormonais detectados em exames de sangue. As participantes tiveram de responder qual rosto era mais atraente para elas e qual seria o rosto mais atraente para seus parceiros.

Os resultados da pesquisa indicaram que mulheres que tinham altos níveis do hormônio estradiol, que está relacionado à fertilidade, foram classificadas com mais frequência como “atraentes para o parceiro”. Ou seja, estavam em seu período fértil!

Seguindo a mesma linha, um estudo anterior, encabeçado por Geoffrey Miller em 2007 usou dançarinas eróticas profissionais que mantinham seus registros de ganhos por noite durante 2 meses. Ele descobriu que as dançarinas receberam cerca de US $ 67 por hora quando estavam perto da ovulação, mas apenas US $ 52 no período em que estavam menos férteis. Isto sugere que as mulheres são suficientemente mais atraentes no pico de fertilidade para persuadir os homens gastarem seu suado dinheiro.

menina-timida-1

As mudanças que ocorrem durante a ovulação e que podem atrair os rapazes são o fato de a mulher ficar com a pele mais viçosa e com um brilho no olhar. Junta-se a isso também o desejo de se tornar mais caçadora. “E é nessa fase que ela espera uma sedução mais elaborada do homem. Ela quer ser conquistada, quer uma abordagem mais elitizada, mais refinada“, lembra A Dra. Arlete Gravanic, psicóloga, terapeuta sexual e coordenadora do curso de pós-graduação em sexualidade do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática.

O estradiol

O estradiol é um estrogênio, hormônio sexual tipicamente feminino que precede a ovulação. A secreção do estradiol, feita na fase pré-ovulatória, estimula o amadurecimento dos folículos (estruturas que contêm o óvulo). Ele também ajuda a tornar o endométrio mais volumoso e apto à implantação do ovo e é responsável pela produção de muco que ajuda o espermatozoide a subir pelo sistema reprodutivo feminino.

Fonte: vilamulher/independent/bolsademulher   Imagens: natelinhabolsademulher