Especialistas alertam: Roupas escuras e cheiro de suor atraem o ‘Aedes aegypti’ e te colocam como vítima preferencial

Pesquisas recentes mostraram que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, da febra amarela e da zika,  não escolhe as suas vítimas aleatoriamente. Pesquisadores descobriram que este inseto é atraído por características específicas. Isso significa que determinadas situações ou características levam uma pessoa a correr mais risco de ser picada do que outra.

Responsável pela transmissão de até 200 tipos de vírus, o Aedes aegypti reconhece cheiros como por exemplo, do suor do corpo humano. Quer dizer, num país tropical e quente como o Brasil onde suar é uma rotina, o mosquito faz a festa. Pode parecer um exagero, mas não é não. Além de reconhecer cheiros, o Aedes aegypti consegue reconhecer a tonalidade de cores das roupas que a gente usa. As pesquisas mostraram que o mosquito tem uma atração toda especial por cores escuras, especialmente o preto.

Isso porque,  suas antenas têm muitos neurotransmissores e identificam aspectos favoráveis para a picada. Os mosquitos são fotossensíveis, ou seja, não lidam bem com a luminosidade. Além disso, ainda é atraído pelo calor. Por esses motivos, teria preferência por tecidos escuros, como alerta o tira-dúvidas do Ministério da Saúde.

aedes_aegypt_2

A bióloga e pesquisadora da USP, Margareth Capurro, explicou que quanto mais limpa a pessoa estiver, menos atrativa ela vai ser para o mosquito, já que o aroma natural da nossa pele estará amenizado. “O perfume repele. Porque ele está mascarando o cheiro do corpo humano. A gente sabe que se você usa o perfume eles não gostam“, disse a bióloga.

Por causa do calor, a dica é usar roupas claras, leves e que cubram o corpo todo, mas não é só isso. Segundo a pesquisadora da USP, tudo o que você faz para evitar a picada ajuda você a não ter a picada. Mas se você também não retirar os criadouros da sua casa você vai ter o mosquito na sua casa.

Fonte: jornal-nacional/combateaedes/mdemulher   Imagens: superpride/ ebc