Especialistas alertam: Não deixe seu filho sentar nessa posição

Muitas crianças se sentem mais estáveis sentadas na posição “W” (W-sitting, em inglês). Esta posição fornece uma base mais ampla e estabilidade extra para a criança, dando-lhe liberdade para usar as mãos. No entanto, um estudo realizado por médicos do instituto americano Pendield Children’s Center, mostra que a posição conhecida como “W”, frequentemente usada por crianças, é prejudicial para a saúde.

Cientistas da Universidade de Louisville, nos EUA, têm observado repetidamente este hábito em crianças com paralisia cerebral. Na maioria das vezes, elas sofrem por terem músculos malformados ou subdesenvolvidos devido à doença e se sentam nesta posição porque ela exige pouca força.

Contudo, as crianças saudáveis não devem se sentar assim, pois a posição pode ser perigoso para elas, uma vez que os impede de treinar seus músculos desde cedo. Além disso, esta posição em ‘W’ faz com que as articulações e tendões sejam utilizados de maneira incorreta, o que pode trazer problemas mais tarde.

photo_2

Devido aos joelhos e quadris torcidos, o corpo emprega mais esforço na região das coxas, nádegas e no tendão do calcanhar, sobrecarregando essas regiões. Assim, os tendões acabam se encurtando ligeiramente, podendo afetar a estabilidade do sistema muscular.

A melhor maneira de ajudar seu filho, é evitar que a posição “W” se torne um hábito. Encoraje-o a sentar-se em outras posições e gentilmente corrigi-lo quando ele vê-lo sentado assim. Esta posição é também prejudicial para adultos.

Fonte: penfieldbuildingblocksredetv.uol.   Imagens: Reprodução/ ptcnenutritiousmovement