Eles sabem de tudo! Estudo confirma que os cães realmente podem dizer como seus donos estão se sentindo

Muitos cientistas tentam desvendar se os animais conseguem perceber os sentimentos dos donos humanos. O problema é que tentar interpretar as emoções e respostas entre duas espécies interagindo é muito difícil. Por exemplo, você não pode perguntar a um cachorro como ele está se sentindo. Portanto, evidências científicas e explicações razoáveis são quase sempre evasivas.

Um novo estudo, publicado no jornal Biology Letters, sugere que os cães realmente podem reconhecer emoções de seres humanos e de outros cachorros através de pistas visuais e da audição. Os cientistas já documentaram chimpanzés e macacos Rhesus que foram capazes de identificar estados emocionais entre sua própria espécie. Entretanto, esse é o primeiro estudo que demonstra que qualquer animal pode demonstrar como membros de outras espécies estão se sentindo.

Os cães são capazes de discriminar entre diferentes expressões faciais humanas e sons associados com estados emocionais específicos. Imagens de pessoas e sons específicos associados ajudam os animais a interpretar o estado emocional do dono.

41

Já é bem compreendido que os cães são extremamente bons em leitura corporal e respondem a possíveis intenções humanas. Os cães podem também demonstrar fortes ligações comportamentais com os proprietários e reagem de forma diferenciada em testes cognitivos com base na presença e comportamento do dono. Isso sugere que os cães evoluíram sua capacidade de usar seus companheiros humanos como sistemas de apoio social em situações desconhecidas.

Os seres humanos e os cães viveram e evoluíram em conjunto por pelo menos, 15.000 anos. Diante disso, e do vínculo estreito que muitas pessoas têm com seus cães, não é surpresa que os cães parecem ter desenvolvido essa habilidade em reconhecer emoções humanas.

Fonte: phys.org   Imagens: casamenteiras/ webcachorros