Comportamento

É melhor correr na esteira ou ao ar livre? A ciência explica!

Pessoas que costumam correr como fonte de exercício físico dizem que correr em esteiras é mais fácil do que ao ar livre. Primeiramente devem-se considerar os pontos positivos e negativos de se correr em esteiras ou na rua, ao ar livre. Qual destas alternativas pode trazer mais benefícios a saúde e te deixar em forma? As pessoas que correm ao ar livre dizem que gastam muito mais energia e a principal razão é a resistência ao vento, o que não acontece dentro da academia. Já os fãs de academia afirmam que isto não é verdadeiro.

Em um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, o professor Andrew Jones fez uma experiência: convidou nove corredores para correr em uma rua, medindo o gasto de energia. Logo depois, ele levou os voluntários para correr na mesma intensidade só que em uma esteira, mas com inclinações diferentes. O que foi descoberto é que os corredores compensam o esforço extra de correr ao ar livre se  ajustarem a esteira a uma inclinação de 1%.


Estudos também mostram que pessoas que correm em esteiras correm significativamente mais devagar. Isso acontece porque o visual das duas condições é diferente. Ainda não se sabe a causa, mas correr ao ar livre demanda mais esforço. Em relação a lesões musculares, os corredores das esteiras são mais ameaçados: correm em repetição excessiva e geralmente sem variações.Repetir os mesmos movimentos sempre pode aumentar o risco de danos nas juntas e ligamentos.

comece_esteira2

Se você usa a esteira é uma boa ideia variar um pouco, mesclando a velocidade e a inclinação. Se você corre ao ar livre, a variedade será muito maior porque cada passo será diferente devido a alterações nos terrenos e superfícies, o que ativa diferentes grupos musculares e fortalece os ligamentos.

Além disso, caminhar e correr ao ar livre também está associado ao bem estar e relaxamento, diminuindo a tensão do dia-dia.

Fonte: bemestar  
  Imagens: Reprodução/ bellaecia/ mercadolivre/ porminuto

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo