Anomalias e doenças

Descubra agora o que acontece dentro do corpo de alguém que desmaia

O desmaio acontece quando você perde a consciência por um curto período de tempo. O termo médico para o desmaio é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos. Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas.

Em algumas ocasiões uma pessoa que sofre um desmaio percebe o que vai acontecer e até consegue avisar alguém, mas a queda é inevitável. Na verdade é um reflexo, uma mensagem que o cérebro enviou ao coração e que faz a pessoa cair no chão e ficar inconsciente.


Segundo Adam Rutherford, geneticista e apresentador do programa da BBC Inside Science muitas vezes, especialmente quando praticamos exercícios físicos, nossas artérias abrem pequenas janelas perto de nossos músculos para aumentar o fluxo sanguíneo e liberar oxigênio quando ele é necessário, o que retira o sangue do cérebro. Isso também pode acontecer quando você vai desmaiar. O ritmo cardíaco aumenta para alcançar a pressão que permita enviar mais sangue para o cérebro. Só que estas medidas não funcionam todas as vezes, e o cérebro ativa um “sistema emergencial” para que o sangue chegue ao cérebro o mais rápido possível, evitando assim, uma falta de oxigenação cerebral e uma lesão mais grave.

Nicholas Gall, cardiologista e consultor do hospital Kings College, de Londres conta que o que nos torna diferentes de outros animais é que nossa cabeça está mais alta que nosso coração, por isso nossos corpos precisam lutar contra a gravidade e impulsionar o sangue até lá em cima. “Quando nos levantamos, grandes quantidades de sangue descem em grande velocidade pelo nosso corpo, que precisa de reflexos para enviar (o sangue) de volta para cima.” Acrescenta.

dex_desmaio

Mas, em muitas ocasiões, não chega sangue suficiente para o cérebro, que transmite a mensagem ao coração. O cérebro envia sinais para o resto do corpo para informar que está tendo problemas para receber a quantidade suficiente de sangue e que precisa de uma solução. Neste momento o cérebro quer comunicar que não está recebendo o sangue que precisa e que, por isso, a pessoa deve sofrer um desmaio. O cérebro avisa  ao coração que diminua seu ritmo e dilate suas válvulas.  A pressão sanguínea cai, devido à baixa velocidade do ritmo cardíaco, e a pessoa perde a consciência.

A pessoa cai no chão pois falta controle muscular, o seu coração e o cérebro ficam no mesmo nível, fazendo com que seja possível a recuperação do sistema. “Estando em uma posição horizontal, nosso corpo não precisa lutar contra a gravidade para enviar o sangue de volta para o cérebro“, afirmou Rutherford.

Isso tudo quer dizer que o desmaio é uma estratégia de emergência do organismo para recuperar a oxigenação do cérebro. Na verdade, é uma coisa “boa”, uma defesa do organismo. O que deve assustar são as causas do desmaio e não ele em si.

Fonte: health.harvardwebmdbbcminhavida    Imagens: Reprodução/pinterestdesfavor

Comentários

Novidades

Topo