Provar a comida e colocar a colher de volta na panela realmente “azeda” o alimento?

8216

“Às vezes minha mãe faz algum tipo de comida e diz que não se pode colocar na comida a mesma colher que já se colocou na boca porque acaba ”azedando” a comida, gostaria de saber o por que isso acontece e como acontece.” (Débora S.)

Débora, com certeza todos nós já ouvimos falar sobre isso. O que sua mãe diz e muitas outras também falam, é a mais pura verdade!

O motivo é a presença da ptialina, que é uma enzima presente na saliva, e que por esse motivo também pode ser chamada de amilase salivar. Ela é especificamente produzida nas glândulas salivares.

Ela é o primeiro atuante da digestão química, pois quebra as moléculas de amido dos alimentos, que pode azedá-la quase que imediatamente. Podemos entender dessa forma: o contato da saliva com a comida faz com que ele comece a ser digerido. Em pouco tempo, a ptialina já pode ter agido sobre o alimento.

Podemos também nos atentar ao detalhe da proliferação bacteriana. As bactérias estão em todos os lugares e podem sobreviver em diversas situações, por mais difíceis que elas possam ser.  Elas estão no ar, no solo, na água e se reproduzem de forma muito rápida, inclusive nos alimentos.

 

Imagina só quantas bactérias não se encontram na nossa saliva também? Esse conjunto de fatores pode sim levar a perca do alimento, fazendo com que fique azedo. Para que o alimento seja preservado e a nossa saúde também, não custa nada fazer um esforço e trocar a colher, por sim ou por não.

Fonte: mundoestranho/quimicalimentar