Chá de hibisco é emagrecedor e pode funcionar como contraceptivo

8610

“Tenho uma dúvida e queria que me ajudasse num assunto que me deixou intrigada que é sobre o ‘chá de hibisco’. É verdade que ele é um excelente emagrecedor? Porém ele não deixa a mulher a engravidar, lugares como a China/Japão as mulheres tomam ele com anticoncepcional sem precisar usar outros métodos.” (Andrielle)

Andrielle, o chá de Hibisco tem sua preparação feita utilizando a flor do Hibiscus sabdariffa, que tem origem africana. Mas não se confunda:  esse hibisco não é aquele que costuma enfeitar os jardins!

A ação antioxidante desta infusão é o que a torna tão conhecida como aliada na perca de peso. Ela é rica em flavonoides, polifenois, ácidos orgânicos e vitamina A e por esse motivo neutraliza os radicais livres, moléculas que em excesso prejudicam nosso organismo, desencadeando doenças.

O hibisco tem também ação diurética, evitando retenção de líquidos e também diminuindo o acúmulo de gordura na região dos quadris e da barriga. Além de rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Porém, é preciso tomar cuidado na sua ingestão, principalmente quando falamos de quantidades. O recomendado está entre 3 a 4 xícaras, ou 200 ml antes das refeições, com uma antecedência de 30 minutos. É preciso se atentar aos números, pois o excesso pode causar uma sobrecarga do fígado e do rim, intoxicando o organismo.

hibiscos

Quanto à fertilidade, existem evidências que demonstram que o chá de hibisco pode sim alterar o equilíbrio hormonal. Ele age nos níveis circulantes do hormônio estrogênio, modificando-os. Ele pode causar dificuldades para engravidar, pois essa modificação causa mudanças na ovulação. Como você mesma relatou, alguns países até o sugerem como anticoncepcional.

É preciso se atentar a quantidades para homens e mulheres, e como todos os alimentos e bebidas, é preciso cuidado na ingestão, principalmente nas quantidades. Buscar orientação médica e nutricional sempre é a melhor solução.

Fontes: gnt.globo/minhavida/exame.abril   Imagens: garotabeleza/larnatural