Curiosidades

Árvore mais perigosa do mundo encontrada em vários países do continente americano não pode se quer ser tocada!

Conhecemos ao longo do tempo plantas que curam e que são fundamentais para fabricação de remédios e chás para o tratamento de várias doenças, mas também sabemos que certas plantas são extremamente perigosas se ingeridas na forma de chá ou preparos. Todavia, existe uma árvore que não podemos nem tocá-la, isso mesmo, uma planta que até a casca não pode ser tocada porque pode causar sérias irritações e queimaduras e onde até o seu fruto pode nos levar a morte!

A árvore foi batizada de “arbol de La muerte” (árvore da morte), mas essa planta se chama Hippomane mancinella também chamada de Mancenilheira nativa de vários lugares, onde pode ser encontrada, como na Flórida (Estados Unidos), em Trinidad e Tobago, Honduras, Panamá e até na Colômbia e Venezuela, felizmente essa árvore não existe no Brasil. A árvore pode atingir até 15 metros de altura, apresenta uma casca de cor cinza e folhas bem chamativas de cor verde brilhante. O que chama à atenção é a sua alta toxicidade para os seres humanos que até sua casca pode causar danos a nossa saúde. O seu fruto é muito confundido com uma maçã verde, pois tem muita semelhança e apesar de apresentar um sabor doce são extremamente perigosos se ingeridos levando a sérias intoxicações e causando a morte!


A sua seiva contém forbol (composto orgânico de origem vegetal) e várias outras toxinas que juntas tornam-se um perigoso veneno mesmo apenas tocando, pois ele tem um efeito irritativo grande quando atinge a nossa pele e por isso devemos manter distância desta árvore. A árvore é tão perigosa que não podemos nem ficar sob sua sombra ou quando chove porque as gotas da chuva ao tocar a planta trazem toxinas que poderão irritar nossa pele e causar queimaduras, além disso, seu poder de irritação é tão intenso que a árvore não pode nem ser queimada porque até sua fumaça causa irritação em nosso organismo causando até a cegueira se atingir os olhos, ou seja, fique longe dela!

Hippomane_mancinella_Costa_Rica

Todavia, o que esta árvore apresenta de mais mortal são seus frutos. Jamais poderão ser ingeridos, pois causa severas gastroenterites com hemorragias, alergias extremas e até a morte. Em certos locais, onde a árvore é nativa há um sinal de cruz na planta para indicar perigo, em outros locais a indicação se dá por uma fita vermelha amarrada ao tronco da mesma, por isso ao ver esse tipo de sinal é melhor ficar longe. Conta a história que a seiva da Mancenilheira era usada em seta de flechas conta os inimigos no Caribe provocando uma morte lenta e dolorosa e que a água também era envenenada com suas folhas para matar os oponentes em guerra!

Fontes: iflscience/
jornalciencia  Imagens: Reprodução: wikimedia/planetdeadly

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo