“Arrepios do xixi”: Um calafrio que percorre a coluna na hora de urinar. É normal? Por que acontece?

Queria saber se existe uma razão biológica para os homens terem aquele “tremelique” após urinar? É normal? (Pedro Gaspechoski)

Sim, é supernormal, Pedro. Mais conhecida como “gotinha da cueca”, esse calafrio que normalmente os homens sentem nas costas ao terminar de urinar e que inevitavelmente provoca a incontinência momentânea é conhecido cientificamente como Síndrome da convulsão pós-micção. Trata-se de um fenômeno no qual uma pessoa sente um calafrio correndo pela coluna depois de urinar.

Quando urinamos, a ação do sistema nervoso parasimpático faz com que a bexiga se contraia. Ao mesmo tempo, ocorre uma inibição do sistema nervoso simpático, que resulta num relaxamento do esfíncter para que a urina passe. Quando a bexiga se esvazia, ocorre uma interrupção da atividade parasimpática, e o simpático é ativado para fechar o esfíncter. “É nessa passagem que ocorre o arrepio. A atividade simpática pode ser a causa da sensação. Mas esta é uma explicação teórica, não confirmada“, diz Fernando Almeida, professor de urologia da Unifesp, que expõe como essa, a teoria mais aceita. Cientistas ainda especulam que o fenômeno pode estar relacionado ao fato de que as pessoas experimentam uma queda na pressão sanguínea depois de urinar. Outros têm sugerido que pode ser uma reação à perda de fluido quente. A

3020694-100_0411

Mais frequente nos homens e raro nas mulheres, este calafrio provoca uma contração breve, e é uma espécie de mioclonia, que são contrações repentinas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos.  O evento não deve ser confundido com a síncope da micção, que é uma sensação de desmaio depois de urinar. Durante o fenômeno, as pessoas ficam pálidas, enjoadas, suadas e perdem a consciência.

Fonte: revistagalileuMiocloniamdigrevoada    Imagens: Reprodução/ telegraphcomicvine