Anomalias e doenças

Após tratamento com substância da maconha, criança que chegou a ter 130 convulsões em 12 dias passou a ter apenas 5 crises em 2 meses



Raquel Daniele Ferreira, uma menina de seis anos, moradora de Jupi, em Pernambuco, usa um medicamento à base de canabidiol como tratamento da Síndrome de West. A síndrome de West, mais conhecida como espasmos infantis, é uma forma de epilepsia que se inicia na infância. A doença atrapalha o desenvolvimento motor e neurológico do indivíduo. A menina já teve cerca der 130 convulsões em 12 dias e 30 espasmos em 24 horas. Felizmente, após o uso do remédio, ela teve apenas cinco crises em dois meses.

A criança começou a manifestar os sintomas da síndrome já com três meses de vida. A mãe encaminhou a menina para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife, onde foi iniciado o tratamento. Foi relatado pela mãe que o parto da criança aconteceu sem nenhuma intercorrência e que ela aparentava ser um bebê normal e só depois o diagnóstico foi feito. Ela também apresenta autismo.


Atualmente Raquel é acompanhada pelo neuropediatra Milton Garcia, que comentou sobre o medicamento à base de canabidiol para sua mãe. O canabidiol é uma substância encontrada na Cannabis sativa, mesma planta utilizada para a produção da maconha. Apesar disso, o canabidiol não causa dependência já que o princípio ativo do medicamento tem apenas relação com as crises epiléticas.

dsc09925

A autônoma foi até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a documentação em mãos que comprovava a doença de Raquel para ter a autorização para a compra do remédio, logo após isso ela procurou o Ministério Público Federal para que o governo de Pernambuco custeasse o canabidiol.

A mãe de Raquel conta que coloca uma determinada quantidade da pasta do medicamento numa colher e dilui no azeite de oliva extra virgem. Ela toma uma vez por dia. Após o início do tratamento, a menina teve apenas 5 crises em 2 meses.

Fonte: g1.globo    Imagens: Reprodução/ g1.globo
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.