Ao invés de refeição, bode vira melhor amigo de tigre e a dupla se torna atração em parque na Rússia

1249

Se você assiste The Walking Dead, com certeza se lembra da cena em que, numa tentativa frustrada de tirar um morto-vivo de um poço, os personagens da trama usaram, sem nenhum sucesso, um presunto como isca. Diante da estupefação do grupo perante a atitude nada usual da criatura, que, aparentemente contrariando sua natureza, ficou apenas olhando aquele imenso pedaço de carne pairando no ar, alguém encontrou a seguinte explicação: “É que essa comida não se debate nem grita enquanto é devorada.”

Em suma, o presunto não agia como presa. Logo, não foi reconhecido como tal. E se alguém achava que isso não passava de mero argumento fictício, uma situação no mínimo inusitada no Safary Primory Park, na Rússia, está mostrando que não.  Ao ser servido com um bode vivo para mais uma refeição rotineira, Amur, um tigre siberiano adulto, demonstrou atitude totalmente diversa das anteriores não somente poupando o animal, mas adotando-o como um amigo.

O bode foi batizado de Timur, e agora, os dois convivem no mesmo espaço e viraram a atração do parque. Mas não se iluda. A atitude de Amur nada tem a ver com um lapso de misericórdia ou compaixão de sua parte, até porque sequer houve ensejo para tanto. O bode não deu a mínima para o fato de estar sendo servido como carne. Como o presunto da série, não agiu como uma presa. Não fugiu. Não tremeu. Comportou-se como se estivesse em casa.  E assim foi.

goat-Become-Best-Friends

“O tigre ficou confuso e desistiu.”  explica Dmitry Mezentsev, diretor do parque. E a longa experiência dele tanto com feras selvagens quanto na administração do zoológico o leva a encarar este fato nada usual sob um ponto de vista até sobrenatural, chamando o público a uma reflexão pessoal:  “Isso é um sinal do céu. Pessoas, olhem para vocês mesmas. Há guerras por toda a parte. Ucrânia, Síria. Enquanto animais tão diferentes podem viver juntos, em paz”.

Sinal do céu ou não, esta estranha amizade chamou tanto a atenção do público, que já se está pensando até em transformá-la numa espécie de reality show.  Amur e Timur já tem vídeos na rede e até uma conta no Instagram, e estão dividindo opiniões. Enquanto muitos estão adorando esta história, outros querem que ela acabe logo, e Timur seja retirado do convívio com Amur que, para estes, representa um constante risco ao animal. Falta alguém dizer isso para Timur, já que, pelo visto, ele está bem à vontade na companhia de seu novo amigo. Como bem explicou a própria direção do parque em entrevista, ninguém ensinou o bode a ter medo de tigres”.

Fontes: bbcnews.discoveryhypescience     Imagens: Reprodução/ hypescience/ catracalivre