‘Aedes aegypti’ também pode transmitir verme para o coração e pode causar embolia pulmonar e morte em cães

Aedes aegypti pode transmitir Dirofilariose (verme do coração) para cachorros

Apesar do senso comum, os alvos do mosquito Aedes aegypti não são apenas as pessoas, mas também seres felpudos e de quatro patas. Pois é, de acordo com o veterinário André Luís Soares da Fonseca, professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) como se já não bastasse a transmissão para seres humanos, o famoso “mosquito da dengue” também transmite uma grave doença para os cachorros: a Dirofilariose, também conhecida como verme do coração.

dirofilariose é uma zoonose, causada pelo filarídio Dirofilaria immitis que ataca preferencialmente cães, mas também outros mamíferos domésticos e até mesmo o homem. Esta enfermidade é muito comum em cidades litorâneas e de clima quente, no entanto há o relato de vários casos em cidades interlitorâneas longe do litoral. A dirofilariose canina é uma doença que tem entre seus vetores o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya.

Aedes aegypti pode transmitir Dirofilariose (verme do coração) para cachorros

A partir do momento em que o mosquito contaminado com a dirofilária pica os cachorros, o verme é transmitido para os animais, caindo na corrente sanguínea e indo direto ao coração, onde instantaneamente começa a causar danos. Podendo atingir até 20 centímetros de comprimento. É um verme que fica em forma de novelo. O animal infectado chega a abrigar no coração dez larvas ou até mais. Este parasita se alimenta dos componentes do sangue, nutrientes e proteínas do animal e causando cansaço, dificuldade para se exercitar, tosse e edema pulmonar.

Além do Aedes aegypti, a transmissão deste nematódeo já foi descrita para as espécies Culex pipiens, Cx. quinquefasciatus, Ae.albopictus, Anopheles maculipenis e Coquillettidia richiardii.

Fonte: infoescola/ scielo2 ultimosegundo/ scielo