Zika vírus veio da África e pode ter chegado ao Brasil na Copa de 2014

Segundo Carolina Cipriano, infectologista do hospital Badim, do Rio de Janeiro, o Zika vírus, responsável pela epidemia de microcefalia em bebês no Brasil, pode ter chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

A doença foi conhecida pela primeira vez na África, na floresta Zika, em Uganda (por isso o nome) onde existiam macacos rhesus infectados, Esse vírus foi isolado na década de 40, e é muito parecido com o vírus da dengue. Além do zika vírus e da dengue, a febre chikungunya também está circulando pelo país.

Originário da África, o vírus pode ter chegado com torcedores e turistas africanos, e se disseminado pelo país. Acredita-se que a porta de entrada do Zika tenha sido nesse evento, realizado em 2014. A partir daí, os casos foram aparecendo e se multiplicando cada vez mais, até atingir a epidemia no ano passado.

dab0e3cb92756ac50c0341e2630f70ef

Os laboratórios das periferias do país não têm infraestrutura para realizar exames que detectam a zika. Atualmente, segundo o infectologista do Hospital 9 de Julho, Antônio Pignatari, os exames são realizados nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e Fiocruz

Como o que acontece com todos os vírus, quem é contaminado uma vez pelo Zika desenvolve imunidade contra o vírus. Mas trata-se de um vírus ainda não muito estudado e não se conhecem outras variações dele, o que dificulta o desenvolvimento e a fabricação de uma vacina.

Fonte: ultimosegundoodiaepoca    Imagens: Reprodução/ visaosocial/