Você não vai acreditar nisso, mas especialista afirma que a banana pode entrar em extinção nos próximos 10 anos

1569

A banana é a fruta mais popular do mundo, sendo consumidas mais de 100 milhões de bananas anualmente em todo o planeta. Mas agora o mundo enfrenta uma nova ameaça que pode provocara extinção da variedade mais comum da banana, banana nanica. E talvez da fruta em todas as suas espécies.

Em 1950, com a epidemia da Doença do Panamá, que que dizimou as plantações de outros tipos de bananas, mas não afetou a Cavendish (nome oficial da variedade), esta variação da fruta passou a ser a preferida de agricultores mundo afora.

Sendo imune ao fungo, passou a ser a principal exportada. Porém, enquanto era aperfeiçoada, seu carrasco também passou por uma evolução, sendo capaz agora de ameaçar as Cavendish. O novo fungo é ainda mais poderoso do que o que atacou o tipo mais popular de banana antes dos anos 50, e agora afeta plantações em diversos lugares no mundo. Mais de 10 mil hectares de plantações foram destruídos.

bananacav

O problema dessa infestação se deve a inexistência de outras variações da banana. O fungo (redescoberto no Panamá), já foi detectado na China, Indonésia, Malásia e Filipinas logo afetando plantações da América do Sul e África.

Pesquisadores trabalham com duas linhas de ação para salvar a banana. Primeiro, conter o avanço da doença através de campanhas. Segundamente, tentar achar uma banana não vulnerável ao fungo, já que a eventual extinção da fruta traria impacto severo para a economia e a dieta de vários países.

Fonte: BBC Brasil/ terra  Imagens: Reprodução/hypescience/ctp