Curiosidades

Pesquisadores dizem que mudanças climáticas podem dar origem a seres humanos com olhos de gato, pés de patos e muito mais



Um grupo coordenado pelo paleoantropólogo Dr. Matthew Skinner realizou um estudo partindo de hipóteses evolutivas para os mais diversos cenários possíveis de acontecerem no nosso planeta, como por exemplo, o aumento do nível do mar, que, como sabemos, pode ser desencadeado pelo derretimento de gelo das regiões polares.

O estudo acabou concluindo que, no futuro, é possível que a espécie humana possa adquirir características evolutivas a ponto de desenvolverem estruturas físicas tais como pés de pato e olhos de gato.


Além do aumento do nível do mar, os cientistas também imaginaram uma possível Era do Gelo, que aconteceria caso um asteroide se chocasse coma Terra. E ainda, trabalharam com a terceira hipótese em que os seres humanos colonizariam outro planeta.

15120311384712

Em uma visão lamarquista, Skinner concluiu que se o nível dos mares aumentassem, é sim possível que os seres humanos desenvolvam membranas interdigitais para melhorarem sua locomoção na água, já que o planeta terá muito menos continentes. Tais membranas iriam deixar as mãos e os pés parecidos com pés de pato. Segundo ele, haveria um acúmulo de gordura corporal e a visão também teria uma mudança. Os olhos seriam mais capacitados a ver no escuro e embaixo da água profunda, e segundo ele, seriam como olhos de gato.

15120214334710

O segundo cenário, que ensaia uma Era do Gelo, os humanos teriam cabeças maiores e narizes desenvolvidos para resistir a temperaturas muito baixas. Nesse caso, as pessoas seriam também mais fortes, especialmente os homens, já que teriam que lutar para disputar alimento. Se levássemos nossa espécie para outros planetas, também assumiríamos uma morfologia diferenciada, e isso dependeria, obviamente, das condições de cada planeta. Em um lugar com baixa gravidade, por exemplo, teríamos braços mais largos e pernas que nos deixariam parecidos com orangotangos.

É claro que este estudo não passou de uma divertida especulação sobre possíveis caminhos da espécie humana para mudanças que poderiam acontecer. Um trabalho sério, envolveria variáveis bem mais complexas. Mas ficam valendo as ilustrações!

Fonte: megacurioso/mirror   Imagens: Reprodução/ megacurioso/mirror
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.