Novidade: Pílulas de fezes prometem ser a solução contra a obesidade

Pílulas de cocô prometem fazer muito pela nossa saúde. Já falamos sobre fezes congeladas no formato de pílulas para combater uma grave infecções intestinais. Agora, cientistas descobriram que pílulas de cocô podem combater a obesidade. Sim, isso é sério!

Cientistas do Hospital Geral de Massachusetts, EUA, descobriram que algumas bactérias parecem estimular o corpo em armazenar mais gordura e que algumas mudanças na composição do microbioma digestivo  podem estar sendo associadas à obesidade. Com isso, eles sugerem que alterando este microbioma é possível que o paciente perca peso.

Para fazer esta alteração, os pesquisadores sugerem que as pessoas obesas passem a ingerir comprimidos de cocô, contendo fezes de pessoas saudáveis e, consequentemente, parte das bactérias. Como isso, acredita-se que o corpo passaria a armazenar menos gordura.

1452617483-1452592944-thumbnail

O estudo, que já foi testado em roedores, será acompanhado em seres humanos. As amostras de fezes serão tomadas a partir de doadores magros e saudáveis que irão ingerir cápsulas contendo 1 ou 2 gramas de fezes liofizadas*. 20 pacientes receberão seis semanas das pílulas de cocô congelado e terão seu peso e saúde monitorados pelos pesquisadores em 3, 6 e 12 meses. Durante este tempo, os receptores deverão manter normalmente os seus hábitos alimentares e de saúde.

Elaine Yu, professora e pesquisadora no hospital, está conduzindo a experiência.

  • A liofilização é uma técnica de desidratação utilizada na indústria onde o produto é congelado e submetido a baixas pressões (sob controle de temperatura), de maneira que o gelo formado é sublimado (transformado diretamente em gás) retirando a água do produto.
Fonte: metrometacolher   Imagens: metro/ 24h