Estudo revela que dormir com o animal de estimação melhora a qualidade do sono

Dormir ou não dormir com seu bichinho de estimação? Já falamos aqui sobre a opinião de alguns especialistas sobre se é  certo deixar cães dormirem na nossa cama, comer na mesa e lamber nosso rosto. Apesar de muitas pessoas acharem que dormir com o pet ultrapassa os limites entre o ser humano e o animal, um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que com os animais de estimação enriquece a qualidade do sono, fazendo o dono sentir-se mais seguro, aumentando a tranquilidade durante a noite.

O trabalho foi realizado pelo Centro de Medicina do Sono na Clínica Mayo, nos EUA, é um dos primeiros estudos que ressalta sobre o real impacto dos animais estimação sobre o sono de seu dono. Para o estudo, 150 pessoas relataram sobre seus hábitos durante o sono, ressaltando que 49% delas tinham animais de estimação. Destes mais da metade dormiam na mesma cama que seus donos.

A maioria, 41% dos donos de pets alegaram que dormir com seus bichinhos era benéfico e que não atrapalhava em nada sua noite de sono. Os pesquisadores escreveram que muitos donos de animais de estimação os tratam como membros da família, desejando incorporá-los aos mais diversos aspectos de sua vida. Como os seres humanos gastam considerável tempo dormindo, o desejo do proprietário de um animal de estimação por ter animais por perto à noite é compreensível.

Apesar disso, 20% dos donos disseram que animais de estimação no quarto eram prejudiciais para o sono. Alguns deles que achavam o hábito ruim, as queixas principais envolviam o barulho dos passos dos animais no quarto, ronco e choro.

Fonte: sciencealert/gooru