Especialistas garantem que não há nenhuma razão médica para uma mulher ter que menstruar todos os meses

A maioria das mulheres em idade fértil menstruam como um efeito colateral bem-vindo de vários contraceptivos hormonais disponíveis no mercado. Hoje, contudo, ainda há uma grande desinformação sobre a parada da menstruação e muita gente ainda se confunde se essas paradas podem ter consequências negativas para a saúde da mulher, ou não.  A novidade é que de acordo com especialistas, não há qualquer problema em não menstruar.

As mulheres que usam pílula, ingerem estrogênio e progesterona, hormônios que trabalham sobretudo para deter a ovulação, em seguida evita que o revestimento do útero “engrosse” da maneira que faria se o corpo estivesse sendo preparando para um potencial bebê. Em um ciclo típico da pílula também inclui alguns dias sem comprimidos. Como os níveis de hormônios diminuem, o útero se forra, resultando em uma “hemorragia de privação”, que as pessoas ainda referem como menstruação. Muitas mulheres, inclusive, preferem ignorar a pausa, impedindo, assim, esta “falsa menstruação”.

Assim, segundo o especialista em ciência reprodutiva James Segars, da Universidade Johns Hopkins, o sangramento ocorrido na pausa da pílula não é necessário. Segars ainda diz que os fabricantes de pílula perguntaram às mulheres o que elas queriam quando as estavam desenvolvendo, e as mulheres disseram que queriam ter um período para confirmar que não estavam grávidas.

absorvente-interno-maos_0

“Não há nenhuma razão médica para uma mulher ter que menstruar todos os meses”

Segars é categórico: Se você quiser não menstruar mais, tudo bem. Não há qualquer razão médica para se atentar com o sangramento mensal, exceto, claro, a paz de espírito. Para a maioria das mulheres, ter um período mensal é reconfortante, mas certamente não é necessário.

Os ginecologistas explicam que a razão pela qual o útero de uma mulher menstrua é impedir que um embrião se grude em sua parede. Ao contrário do que muitos pensam, o endométrio é um solo letal, onde somente os embriões mais fortes resistem. Então, a solução, para primatas superiores, foi desprender todo o endométrio superficial após de cada ovulação que não procedeu em uma gravidez saudável. Mas, como outras adaptações evolutivas, essa solução não é perfeita. Para algumas mulheres, a menstruação vem com cólicas excruciantes e enxaquecas, endometriose e outras dificuldades.

Por todas estas razões, bem como pela simples conveniência, parar de menstruar é ótimo e se você escolher por usar hormônios para deter a menstruação, olhando por uma perspectiva científica, provavelmente você vai ficar bem e não há problema algum!

Fonte: hypescience/sciencealert  Imagens:  dicasdemulher/dica-truques