Descubra porque nunca devemos dar descarga quando ainda estivermos sentados no vaso sanitário

Estudos indicam que cerca de 90% de tudo o que fazemos no dia a dia é uma consequência dos hábitos que criamos ao longo da vida. São atividades que se faz automaticamente, sem pensar em como se está fazendo, porque, afinal, tornou-se um hábito. No entanto, alguns deles podem ser altamente prejudiciais.

Dar descarga quando ainda se está sentado no vaso sanitário é o hábito comum entre muitas pessoas, principalmente entre as mulheres. O vaso sanitário pode ser habitado por bactérias que moram no intestino das pessoas, então, quando damos descarga, lançamos no ar vestígios de material fecal ou de urina contaminado por uma grande quantidade de bactérias.

Tais bactérias podem até naturalmente fazer parte da flora digestiva e equilibrar as funções do trato intestinal, mas quando entram em contato com a mucosa, podem causar infecções. Elas podem contaminar a flora vaginal e causar desequilíbrio, principalmente na saúde íntima feminina.

Cientistas concluíram que a bactéria Clostridium difficile, conhecida por causar diarreia, é lançada cerca de 25cm em torno do vaso sempre que é dada a descarga. O estudo foi publicado no Journal of Hospital Infextion.

 

Vaginose bacteriana é o maior risco para as mulheres

A vaginose bacteriana é uma infecção que ocorre em função de um desequilíbrio na flora da vagina causado pela redução das bactérias “protetoras” e aumento das bactérias “estranhas à vagina”, como as bactérias do intestino por contaminação. A contaminação por bactérias intestinais induzem a  proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil.

Fontes: bolsar/mdsa/jct/zh.s/
Imagens: planetavel/