Com que frequência você troca seus lençóis, pijamas, toalhas e escova de dente? Descubra o tempo ideal para trocar 7 itens comuns

Pijamas, roupas de cama, roupas de baixo, toalhas, panos de prato e até escova de dentes. Estes itens são usados diariamente por todos nós. Os dias passam e não percebemos muitas vezes, que já é hora de substituir ou lavar as peças.

Muitas pesquisas feitas por empresas qualificadas mostram que não existe um consenso entre as pessoas para a troca de seus utensílios. A seguir, temos uma recomendação da frequência que seria interessante trocarmos nossas roupas íntimas, escovas de dentes, panos de pratos, travesseiros, lençóis e outros!

1- Roupas íntimas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo a Kelkoo nos Estados Unidos,  25% dos homens e 7% das mulheres trocam suas cuecas e calcinhas a cada dois dias. Mas isso, é obviamente, um grande erro. Peças íntimas que tem contato direto com a genitália, seja masculina ou feminina é repleta de germes que incluem bactérias, fungos e até protozoários. Não trocar suas roupas íntimas pode causar doenças como infecção urinária, pneumonia e infecções no sangue.

Cuecas e calcinhas, devem ser trocados todos os dias impreterivelmente!

2- Pijamas

Muita gente usa seus pijamas vários dias sem trocá-los. Embora essas roupas só sejam usadas para dormir quando, geralmente, já tomamos banho depois de um dia de atividades, durante a noite nosso metabolismo não para e por isso temos desprendimento de células da pele e ainda suor que “alimentam” microrganismos. Não é higiênico usar pijamas por muitas noites seguidas.

Pijamas, baby-dolls e camisolas devem ser trocados pelo menos uma vez por semana.

3- Panos de prato

Um estudo realizado pela Dettol no Reino Unido mostrou que 9 em cada 10 panos de prato apresentam-se fortemente contaminados com bactérias. Mais da metade continha E. coli, enquanto 25% estavam contaminados por Pseudomonas spp.  que pode causar infecções de pele e olhos. Um pano de prato usado o dia todo em uma cozinha abriga cerca de quatro bilhões de germes vivos, ou seja, seis vezes mais que as bactérias do vaso sanitário.

Panos de prato devem ser trocados todos os dias!

4- Toalhas de banho

Absorvem as células mortas da pele e as bactérias naturais de nossos corpos. Ficando quentes e húmidos, fazem com que as bactérias prosperarem. Além disso, compartilhar toalhas pode espalhar  vírus e bactérias como a Staphylococcus aureus, que podem causar infecções de pele, feridas e até pé de atleta.

As toalhas de banho devem ser trocadas a cada três dias.

5- Lençóis e fronhas

Um estudo recente realizado pela YouGov, mostrou que cerca de 35% das pessoas no Reino Unido só trocam seus lençóis e fronhas a cada 15 dias. As roupas de cama podem tornar-se reservatórios de células humanas, bactérias e excreções corporais. Ambientes quentes e úmidos também são criadouros ideais para os ácaros e as fezes destes podem desencadear reações alérgicas.

Os lençóis e as fronhas devem ser trocados toda semana, ou seja, a cada 8 dias, pelo menos.

6- Travesseiros

Por incrível que pareça 45% das pessoas nunca lavam seus travesseiros e muito menos trocam por peças novas por vários anos. Eles podem acolher ácaros vivos e mortos, fungos (entre outros), que podem causar alergias como rinite e infecções como a conjuntivite, por exemplo.

Travesseiros devem ser lavados ou substituídos pelo menos a cada seis meses.

7- Escova de dentes

A escova de dentes média contém cerca de 10 milhões de microrganismos de bactérias a vírus da gripe. Sem contar a proliferação de fungos. Vírus potencialmente fatais, como a hepatite C, foram encontrados em escovas de dente.

A orientação é trocar a escova por uma nova a cada 3 semanas impreterivelmente.

Fonte: mirrorgadoo