Você usa o fio dental corretamente? Veja 3 erros que você pode estar cometendo enquanto usa este acessório de higiene.

3466

Sabemos que para uma boa saúde bucal é necessário realizar uma escovação correta com um creme dental com flúor, além disso, é recomendado utilizar o fio dental pelo menos uma vez por dia para retirar os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e a gengiva e ainda remover as placas bacterianas que são acumuladas no decorrer do dia. Mas será que você está fazendo esse processo corretamente?!

As estatísticas mostram que menos de um quinto da população utiliza o fio dental regularmente e para aqueles que usam diariamente ainda fazem o uso incorreto que ao invés de ajudar na saúde bucal pode prejudicar drasticamente a saúde dos dentes, gengiva e causar doenças bucais. Usar o fio dental não é algo tão simples assim, como a maioria das pessoas pensa isso porque fazer o uso correto dele exige certa habilidade para manusear o fio entre os dentes e a gengiva principalmente nos dentes mais para dentro da boca.

O fio dental foi criado com o objetivo de ajudar após uma boa escovação a eliminar detritos alimentares que por ventura tenham ficado presos entre os dentes. Se deixados lá, eles podem apodrecer e causar inflamações na gengiva e muita irritação na boca. Sabe aquele momento em que você escova e sai um pouco ou muito sangue de suas gengivas? Pois bem, isso pode ser causado pelo não uso do fio dental, isso mesmo, muitas vezes a gengiva está muito inflamada, irritada e até infeccionada cheia de bactérias que causam esse sangramento no momento da escovação.

como_usar_o_fio_dental

Para usar o fio dental corretamente evite os erros mais comuns entre os usuários:

1 – O fio dental não é palito! Ele serve para retirar os restos de alimentos presos e as placas bacterianas, não o use como uma faca.

2 – O fio dental não é uma serra! Muitas pessoas acreditam que realizando o movimento de serra (para frente e para trás) é suficiente para remover as bactérias. Não mesmo! Esse movimento acaba empurrando mais bactérias para a gengiva e ainda pode causar traumas na mesma. O correto é levar o fio dental entre os dentes e realizar um movimento suave até a parte inferior da gengiva formando um “C” e subir até a parte superior do dente. No próximo dente use outra porção do fio e realize o mesmo movimento!

3 – O fio dental não deve ser economizado! Isso mesmo, o uso correto do fio dental deve ser usado também no comprimento correto, por volta de 45 cm, para que ele seja passado por todos os dentes, principalmente os que ficam lá atrás dentro da boca e sempre usar partes limpas em cada espaço, pois assim bactérias retiradas de um local não serão jogadas em outro.

088a710bc190611ad0e86aee0a6a62f0

Portanto, não basta usar o fio dental também é necessário fazer o uso corretamente. Usar antissépticos bucais ajuda na limpeza da boca, mas procure sempre um com cloreto de cetilpiridínio ou CPC, pois ele liga-se a proteínas na boca e criam um revestimento protetor que dura em torno de 12 horas, além disso, recomendam-se os que não contem álcool e enxague assim que realizar a escovação e o uso do fio dental! Assim, além de um sorriso bonito terá uma boca saudável!

Fontes: dailymail/croe/sboe/oralb
Imagens: sentirbem/rabixo/ciadoverde