Curiosidades

Uso indevido de antibióticos pode ser causa no aumento de alergias

Uso indevido de antibióticos pode ser causa no aumento de alergias
Esse texto foi útil para você?

Como já explicamos aqui no DB, o uso excessivo de antibióticos tem causado resistência em microrganismos, tornando mais difícil o seu combate. Agora, cientistas notaram que alem da resistência de bactérias, o uso indevido de medicamentos pode estar associado com casos de alergia.

Nos últimos 20 anos, médicos e imunologistas notaram o aumento dos casos de alergia, como ecsema, asma, rinite e também alergias a comidas como amendoins e castanhas em geral.


Qual a ligação?

O ser humano vive cercado por microrganismos como vírus e bactérias que são essenciais para a nossa sobrevivência e vivem em harmonia com o nosso corpo. Um exemplo disso são as bactérias presentes no nosso sistema digestivo. A primeira vista essa interação pode não ter nenhuma relação com o desenvolvimento de alergias, mas de acordo com pesquisadores essa pode ser a chave para o problema.

Quando somos crianças, a maturação do nosso sistema imunológico está diretamente ligado com as colônias de bactérias presentes no nosso intestino. Sempre que inalamos o ar, acabamos conseqüentemente engolindo algumas partículas junto com o muco. Quando essas partículas entram em contato com células do sistema imune presentes no nosso sistema digestivo, isso desencadeia a criação de um tipo de células regulatórias, que por sua vez inibem a formação de células responsáveis pela resposta alérgica no pulmão e sinus.

Tiempo-que-tardan-los-antibioticos-en-actuar

De acordo com as pesquisas, quando fazemos o uso indevido de antibióticos, que muitas vezes são usados deliberadamente para o tratamento de gripes ou infecções na garganta causados por vírus, as bactérias presentes no nosso sistema digestivo acabam desaparecendo o que acaba tornando o ambiente propicio para o crescimento de fungos.  O imunologista Gary B. Huffnagle, da Universidade de Michigan, afirma que a presença desses fungos, acaba produzindo uma substancia que impede a produção das células regulatórias.

Outra pesquisa realizada na Europa, constatou que crianças criadas em fazendas apresentam uma maior diversidade de bactérias no intestino e consequentemente tem 70% menos incidência de asma se comparadas com aquelas crianças que não foram criadas no mesmo ambiente.

Fontes: iflscience/news-medical  Imagens: saude-terra/elblogdesallud ESTE TEXTO É DE AUTORIA DA BIÓLOGA ELIS ANDRADE.

Comentários

Novidades

Topo