Sensacional: O primeiro adesivo analgésico de ibuprofeno pode aliviar a dor por até 12 horas

Ibuprofeno é um medicamento pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e possui atividade analgésica, anti-inflamatória e antipirética (antitérmica). Hoje é amplamente utilizado para tratamento de febre e dores de intensidade leve a moderada (geralmente associadas a quadros de gripes ou resfriados). Também é utilizado para tratamento da  dor de garganta, dor nas costas, dor de dente, dor de cabeça, cólicas menstruais e dores musculares.

O fármaco é comercializado na forma de comprimidos, drágeas ou cápsulas. Mas agora cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e a empresa de pesquisa Medherant criaram o que eles dizem ser o primeiro adesivo de ibuprofeno, que ao entrar em contato com a pele libera o remédio e acaba com o sofrimento por 12 horas. O adesivo é feito de uma matriz de polímero carregada com a droga. Os idealizadores dizem que o adesivo retém até 30% do ibuprofeno, o que é maior que que a maioria dos géis disponíveis no mercado, que costumam contar, com apenas 10% do princípio ativo.

Ibuprofen-Patch-(3)_Photo-Credit---Warwick-University_0

Os cientistas dizem que o adesivo trabalha de modo a garantir que essas altas cargas da droga continuem agindo com o passar do tempo, deixando que a difusão do ibuprofeno na pele ocorra durante o período de 12 horas. Isso significa que o adesivo pode deixar o usuário livre de dores metade de um dia. Pelo que os desenvolvedores dizem, o adesivo é bastante aderente à pele e enquanto o usuário se movimenta, o produto libera as dosagens da droga, o que prevenirá a necessidade de reaplicação durante o dia.

Acredita-se que o adesivo, possivelmente, será uma solução para dores crônicas localizadas, como dores nas costas e artrite. A droga neste novo formato, chegará no mercado em 2 anos!

Fonte: gizmodo/criasaude/warwick   Imagens: Reprodução/pharmpro/