Curiosidades

Pergunta do leitor: Qual a diferença entre esperma e espermatozoide

“Gostaria de saber se há diferença entre Esperma e Espermatozoide?” (Kaio Leonardo)

Os nomes parecem praticamente iguais Kaio, mas os seus significados são completamente diferentes, todavia estão envolvidos diretamente no sistema reprodutor masculino. O esperma ou sêmen é uma mistura de secreções, um fluído orgânico produzido pelos machos de várias espécies animais, inclusive o ser humano. É nele que os espermatozoides são transportados para o local de fertilização nas fêmeas, ou seja, os espermatozoides são as células reprodutoras masculinas, possuem motilidade (podem mover-se) e que realizam a fecundação nas células reprodutivas femininas, os óvulos, formando embriões e gerando um novo ser.


O esperma é constituído pelo conjunto de dois líquidos: o líquido seminal e o líquido prostático. No líquido seminal contém muco e proteínas que o deixa com uma característica espessa, além disso, possui frutose que é uma fonte de energia para os espermatozoides e por fim apresenta prostaglandinas que estimula os movimentos do sistema reprodutor feminino e ajuda na movimentação dos espermatozoides até o local de fecundação. Já aparência esbranquiçada vem do líquido prostático que contém ácido cítrico, cálcio, enzimas e também prostaglandinas. O pH do sêmen deve ser mais básico para neutralizar a acidez da vagina e aumentar a mobilidade dos espermatozoides.

Os espermatozoides são células germinativas muito menores comparados com as células reprodutivas femininas e por isso precisam ser produzidas aos milhões para que consigam chegar ao óvulo e realizar a fecundação. Em apenas uma ejaculação são liberados entre 60 a 300 milhões de espermatozoides e apenas 300 a 500 conseguem chegar ao local de fecundação, onde apenas um consegue realizar a fertilização (normalmente), quando dois conseguem fertilizar o óvulo produzem gêmeos. Os espermatozoides vivem em média 24 horas no trato genital feminino e alguns são capazes de fecundar o óvulo após três dias!

espermatozoides

Os espermatozoides são produzidos nos testículos e o esperma é produzido nas vesículas seminais, situadas uma de cada lado da bexiga, e na próstata onde juntos formam o esperma ou sêmen que levarão todos os espermatozoides para o local de fecundação. O esperma é fundamental para que as células reprodutoras masculinas possam chegar saudáveis e vivas até o óvulo, além disso, fornecem nutrientes necessários para essa longa viagem. O tempo dessa trajetória pode variar entre 5 a 45 minutos e somente um (normalmente) consegue fertilizar o óvulo e gerar uma nova vida!

Fontes: stef-0107/clicrbs/
todabiologia/meuartigo  Imagens:  ultimosegundo/escoladeciencia

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo