Circula na internet: Parasita transparente pode estar na água que chega até a sua casa. Mas será que isso é verdade?

Diversos leitores estão preocupados com um animal transparente que supostamente chega às nossas torneiras, e seria um parasita perigoso. Além disso, a sugestão é que a água precisa ser fervida para eliminar a criatura. Como sempre estamos alertando que nem tudo que se vê nas redes sociais é verdade!

A criatura mostrada nessas imagens tem nitidamente olho de peixe, não é? Na verdade, trata-se de um leptocéfalo (ou leptocephalus, em inglês) a larva das enguias marinhas e outros membros da Superordem Elopomorpha.

O estágio larval do tipo leptocéfala incluem enguias que são mais comuns e algumas espécies de congro, moreias e enguias de água doce da família Anguillidae. Essas larvas são realmente incríveis: o corpo é completamente achatado lateralmente preenchido por uma substância gelatinosa transparente e uma camada muscular muito fina. Todos os órgãos são muito pequenos e o intestino é um tubo simples. Essa combinação de características é o que faz o bichinho ser tão transparente quando estão vivos.

Além disso, as leptocéfalas não possuem glóbulos vermelhos, até que comecem a metamorfosear para uma fase juvenil conhecida como “enguia de vidro”, quando elas se tornam um pouco mais parecidas com os adultos.

Portanto, não há possibilidade de uma larva de enguia ir parar na sua torneira e se aparecer, trata-se somente de um peixinho e se for engolida não fará mal algum. Podem ficar tranquilos agora!

leptocephalus-transparent-larva-eel-fish

YMoDJlw

Fontes: diariodebiologia/micahhanks         Imagens: Reprodução/twistedsifter/saveourgreen/reddit