Animais

Bichos inteligentes que usam fezes para se livrar dos predadores

A vida no mundo animal não é nada fácil e por isso cada um tem que encontrar uma maneira de se defender. Vale tudo! Fingir  de morto, choque elétrico, imitar o inimigo e até usar fezes para se proteger, direta ou indiretamente, como esses três animais que eu já vou te mostrar.

1 – Besouro tartaruga

Esse inseto conhecido como besouro tartaruga faz parte da subfamília dos besouro chamada Cassidinae que na sua fase larval usa como proteção um escudo das próprias fezes. Essas larvas conseguem projetar o próprio ânus para então ir depositando as fezes e formar o escudo fecal que ajuda na hora da camuflagem. Em inglês, essa estrutura recebe o nome de ‘telescoping anus’ que em português pode ser traduzido literalmente como ‘ânus de telescópio’. Além de ajudar na hora da camuflagem, as fezes ainda liberam algumas substâncias químicas das plantas que servem de comida para a larva e ajudam a afastar predadores.


2 – Lagartas

Já as lagartas de borboletas da família Hesperiidae são predadas por vespas que, segundo pesquisas, são atraídas pelas fezes do animal. Então, nada mais sensato do que se livrar do cocô produzido. Para fazer isso, as lagartas chegam a lançar as fezes até 40 vezes o seu tamanho corporal de distância. Como isso é feito? Bom,  para lançar o cocô tão longe, elas aumentam a pressão sanguínea da região do ânus.

3 – Cyclosa ginnaga

aranha

Cyclosa ginnaga é uma espécie de aranha comum na Coréia, China, Taiwan e Japão e, ao contrario dos amigos citados acima, ela não usa o próprio cocô para se camuflar ou o joga longe para evitar predadores. Mas na hora de construir sua teia, ela cria formatos ovais que lembram fezes de passarinho! Por ter o corpo branco, essa aranha seria presa fácil para os predadores se estivesse em qualquer ambiente onde sua cor se sobressaísse. Por isso, nada melhor do que se esconder em sua teia branca com formato de cocô para se tornar invisível e evitar virar comida.

Fontes: entnemdept/
nationalgeographic/amusingplanet       Imagens: amusingplanet

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo