Curiosidades

Atenção: Filhos de pais fumantes são mais propensos a serem também viciados em cigarro!

Atenção: Filhos de pais fumantes são mais propensos a serem também viciados em cigarro!
Esse texto foi útil para você?

Pesquisas indicam que pais fumantes podem passar o hábito para os filhos. Segundo informações colhidas entre 1994 e 2002, em Oxford, pais transmitem seus hábitos de fumar para os seus filhos enquanto que as mães transmitem às suas filhas. Curiosamente, o fato de uma mãe fumar não interfere na chance de seu filho ser um futuro fumante, o mesmo ocorre entre pai e filha.

O estudo, realizado tanto com famílias onde os dois pais estavam presentes como em famílias monoparentais, a maioria chefiadas por mulheres, mostra que em termos de hábitos de fumo, as meninas tendem a seguir o exemplo de suas mães enquanto que os meninos tendem a imitar seus pais. A probabilidade estimada de um filho vir a fumar se ambos os pais fumam é de 24%, mas cai pela metade se nenhum dos pais fumar. O mesmo acontece com as mulheres, com margem de 23% de chances se ambos os pais fumarem.


Nas famílias que contam só com a presença das mães em casa, elas transmitem seus hábitos de fumo para seus filhos, não importando o sexo. Sendo assim, a probabilidade de um filho fumar se a mãe fuma é de 32% e para as meninas é de 28%.

cb58c3285cec70bf7ff2656df48456a1

Fonte: hsw  Imagens: amhpla/gilrs-life

Comentários

Novidades

Topo