“Wet dreams”: Homens que ejaculam dormindo, é normal?

3690

“Acordei todo molhado (se é que você me entende) e não é a primeira vez. Meu pai disse que é polução noturna. O que é isso? Me ajuda. É normal?” (anônimo)

Calma, meu amigo! Seu pai está certo, sim! O nome disso é polução noturna mesmo, e é perfeitamente normal! Agora, se você quer saber, em detalhes, do que se trata, é pra já!

A questão da ejaculação durante o sono é recorrente em grupos de adolescentes, ja tendo sido, inclusive, tema de outras postagens aqui mesmo, no Diário de Biologia. Mas ainda assim, em pleno século XXI, parece que ainda existem muitos mitos e MUITO tabu sobre o assunto. Tem gente que acha que é um pecado, reflexo de uma mente impura. Outros, chegam até a achar que possa ser um distúrbio. Alguns ainda acordam molhados sem saber o porquê, e ficam com medo. Mas a verdade é que isso é uma reação fisiológica NATURAL, especialmente em adolescentes e jovens entre os 12 e 20 anos de idade.

Nessa fase, há uma série de fatores em conflito. Ao mesmo tempo em que os hormônios estão trabalhando a todo o vapor no processo de transformação da criança em adulto (o que inclui, obviamente, a maturação sexual), temos um indivíduo com pouca ou até mesmo nenhuma experiência PRÁTICA nesse ramo. Some-se isso a outros fatores de repressão, como: timidez, insegurança, valores religiosos ou ainda uma família pouco disposta a falar sobre certos temas (o que, felizmente, parece não ser o seu caso), aliados a um sistema reprodutor que está CONTINUAMENTE produzindo sêmen, e pronto! Temos uma bomba prestes a explodir. E é durante o sono, quando todas essas limitações “relaxam” junto com o seu corpo, que ele aproveita para pôr pra fora o que está acumulado.

man-dreams-bed-600x400

Porque, sim, amigo, há um limite. Não há espaço suficiente para acomodar todo esse sêmen que seu corpo produz. Isso, de alguma forma, precisa sair. E se você não tem vida sexual ativa, a polução noturna é, em poucas palavras, a solução encontrada pelo seu organismo para liberar esse excesso. Mas e a masturbação? Bom, embora não queiramos atribuir nenhum juízo de valor em relação a esse assunto (isso compete a particularidade de cada um), ressaltamos que a masturbação, embora também seja algo NATURAL, não é necessária para compensar esse acúmulo de sêmen, já que, como vimos, o organismo têm outras maneiras de fazer isso.

Vale lembrar que a ocorrência de sonhos eróticos durante o processo NÃO é obrigatória. Mas, se acontecer, não “encane”. Lembre-se sempre que é apenas o seu cérebro trabalhando, independentemente da sua vontade. Agora, se mesmo após toda essa explicação, isso ainda preocupar você, só resta uma alternativa: esperar. A polução noturna tende a sumir com o tempo. Até lá, meu amigo, relaxe. É apenas a natureza fluindo. Nesse caso, literalmente.