Alimentação

Você está sempre cansado, com sede e precisando ir ao banheiro? Você pode ser uma das centenas de milhares de pessoas com diabetes não diagnosticada

Embora pareça inacreditável, hoje, estima-se que centenas de milhares de pessoas não têm ideia de que sofrem de diabetes. A grande maioria das pessoas são incapazes de identificar os principais sinais da doença, incluindo perda de peso, cicatrização lenta, visão turva, sede insaciável e vontade de fazer xixi muito mais do que deveria.

Uma pesquisa realizada recentemente, apenas uma em cada 100 pessoas podem identificar os principais sintomas e relaciona-los à diabetes. A Organização Mundial de Saúde estima que 9% dos adultos em todo o mundo sofrem com a doença e na verdade e em 2012 a doença matou 1,5 milhões de pessoas e havia uma estimativa de que 370 milhões de pessoas sofriam de diabetes. A OMS ainda estima que 90% dessas pessoas sofrem de diabetes Mellitus (tipo 2).


Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

diabetes2

Abaixo seguem os sintomas que você precisa estar “de olho”:

  1. Aumento da Sede e idas ao banheiro frequentes: O excesso de açúcar acumulado na corrente sanguínea faz com que o fluido seja puxado dos tecidos. Isso pode deixá-lo com sede. Como resultado, você pode beber e urinar, mais do que o habitual.
  2. Aumento da Fome: O aumento da fome é um dos sintomas mais notáveis. Pois, sem insulina suficiente para mover o açúcar em suas células, músculos e órgãos tornam-se esgotado de energia e o organismo pede reprosição. Isto provoca fome intensa.
  3. Perda de Peso: Apesar de comer mais do que o habitual para aliviar a fome, você pode perder peso. Sem a capacidade de metabolizar a glicose, o corpo utiliza combustíveis alternativos armazenados no músculo e gordura. Calorias são perdidas como o excesso de glicose é liberada na urina.
  4. Fadiga: Este é um dos principais da diabetes tipo 2. Pois, se as células são privadas de açúcar, você pode tornar-se cansado e irritado com frequência.
  5. Visão Turva: Se o seu açúcar no sangue estive muito alto, o fluido pode ser retirado das lentes dos seus olhos. Isto pode afetar a sua capacidade de se concentrar.
  6. Feridas ou infecções frequentes que tem dificuldade para cicatrização: Essa é um dos mais notáveis Sintomas da Diabetes tipo 2. Pois, A diabetes tipo 2 afeta a sua capacidade de curar e resistir a infecções.
  7. Manchas escuras na pele: Algumas pessoas com diabetes tipo 2 têm manchas escura na pele, normalmente nas axilas e pescoço. Esta condição, chamada Acantose nigricans, pode ser um sinal de resistência à insulina.
Fontes: dailymailsaudedica/drauziovarella/
         Imagens: Reprodução/ medicoymujer/saudedica

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo