Tremer de frio emagrece 6 vezes mais do que praticar exercícios físicos!

1714

Cientistas da Universidade de Sidney chegaram à conclusão de que tremores de frio e exercícios moderados tem efeitos iguais para estimular a conversão da “gordura branca”, que armazena energia, em “gordura marrom”, que estimula a queima de energia.

O endocrinologista Paul Lee, através de uma série de pesquisas nos EUA, descobriu uma maneira pela qual gordura e músculo se comunicam: através de hormônios específicos que transformam células de gordura branca em células de gordura marrom, com o intuito de proteger o nosso corpo contra o frio.

Os tremores de frio fizeram com que os níveis do hormônio irisin (produzido pelo músculo) e do FGF21 (produzido pela gordura marrom) subissem. 10 a 15 minutos de tremores equivaleram em aumentos no irisin que são referentes a uma hora de exercício moderado, o que significa que é só passar um sexto do tempo que você passaria malhando tremendo. Mas cuidado, longas exposições ao frio podem ser prejudiciais à saúde.

tremendo-de-frio

Durante o estudo, o pesquisador queria compreender o mecanismo da ativação da gordura marrom. Já era sabido que as temperaturas frias estimulam a gordura marrom, mas não estava bem estabelecido como o corpo sinaliza a mensagem para as células.

Já que o exercício produz calor, então por que o exercício muscular não inicia um processo que gera ainda mais calor? Os autores do estudo especulam que o exercício físico poderia estar imitando os calafrios, pois há contração muscular durante os dois processos e o irisin estimulado pelo exercício pode ter evoluído do ato de tremer de frio, natural do organismo.

Fonte: hypescience/livescience    Imagens: mirror